Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti Filho, Edemar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavagis, Alexandre Donizeti Martins, Benedetti, Luzia Pires dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483
Resumo: O professor está sempre buscando novas maneiras de implementar metodologias mais efetivas ao aprendizado dos alunos, principalmente as que envolvem atividades lúdicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos de Química Orgânica relacionada à fórmula estrutural plana e nomenclaturas de alcanos. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Médio, a partir de uma adaptação da tradicional “Batalha Naval”, porém utilizando um tabuleiro, e incentivando a participação de todos os alunos da turma. Este relato de experiência teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de duas avaliações, entrevistas com os professores e anotações em diário de campo. Chamado de “Batalha Química”, o jogo permitiu revisar, de forma lúdica, a 143 alunos de duas escolas estaduais, fórmulas estruturais planas e nomenclaturas de alcanos, propiciando um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação pelo jogo, inclusive solicitando sua aplicação em outras aulas de Química, aprofundou-se a interação social e a aprendizagem da terminologia utilizada na Química de alcanos.
id UFFS-2_e9a93ca0262af3b763909b70981089c6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12483
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânicaO professor está sempre buscando novas maneiras de implementar metodologias mais efetivas ao aprendizado dos alunos, principalmente as que envolvem atividades lúdicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos de Química Orgânica relacionada à fórmula estrutural plana e nomenclaturas de alcanos. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Médio, a partir de uma adaptação da tradicional “Batalha Naval”, porém utilizando um tabuleiro, e incentivando a participação de todos os alunos da turma. Este relato de experiência teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de duas avaliações, entrevistas com os professores e anotações em diário de campo. Chamado de “Batalha Química”, o jogo permitiu revisar, de forma lúdica, a 143 alunos de duas escolas estaduais, fórmulas estruturais planas e nomenclaturas de alcanos, propiciando um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação pelo jogo, inclusive solicitando sua aplicação em outras aulas de Química, aprofundou-se a interação social e a aprendizagem da terminologia utilizada na Química de alcanos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1248310.36661/2595-4520.2021v4i6.12483Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 552-5692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483/8226Copyright (c) 2021 Edemar Benedetti Filho, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarCavagis, Alexandre Donizeti MartinsBenedetti, Luzia Pires dos Santos2021-10-09T05:59:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12483Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T05:59:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
title Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
spellingShingle Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
Benedetti Filho, Edemar
title_short Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
title_full Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
title_fullStr Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
title_full_unstemmed Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
title_sort Batalha química: um jogo de tabuleiro envolvendo química orgânica
author Benedetti Filho, Edemar
author_facet Benedetti Filho, Edemar
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
author_role author
author2 Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti Filho, Edemar
Cavagis, Alexandre Donizeti Martins
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
description O professor está sempre buscando novas maneiras de implementar metodologias mais efetivas ao aprendizado dos alunos, principalmente as que envolvem atividades lúdicas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos de Química Orgânica relacionada à fórmula estrutural plana e nomenclaturas de alcanos. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Médio, a partir de uma adaptação da tradicional “Batalha Naval”, porém utilizando um tabuleiro, e incentivando a participação de todos os alunos da turma. Este relato de experiência teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de duas avaliações, entrevistas com os professores e anotações em diário de campo. Chamado de “Batalha Química”, o jogo permitiu revisar, de forma lúdica, a 143 alunos de duas escolas estaduais, fórmulas estruturais planas e nomenclaturas de alcanos, propiciando um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação pelo jogo, inclusive solicitando sua aplicação em outras aulas de Química, aprofundou-se a interação social e a aprendizagem da terminologia utilizada na Química de alcanos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12483
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12483/8226
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 552-569
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613588971520