A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores

Bibliographic Details
Main Author: Figueira-Oliveira, Denise
Publication Date: 2020
Other Authors: do Anjos, Maylta Brandão, Rôças, Giselle
Format: Article
Language: por
Source: Revista Insignare Scientia
Download full: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385
Summary: A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade  no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico
id UFFS-2_9667db435cf40b0f723643fcb7c9eb5d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11385
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram ProfessoresA partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade  no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográficoUniversidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1138510.36661/2595-4520.2020v3i5.11385Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 45-592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385/7624Copyright (c) 2020 Denise Figueira-Oliveira, Figueira-Oliveira, Maylta Brandão do Anjos, Giselle Rôças, Rôçashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira-Oliveira, Denisedo Anjos, Maylta BrandãoRôças, Giselle2021-07-13T05:22:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11385Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
title A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
spellingShingle A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
Figueira-Oliveira, Denise
title_short A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
title_full A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
title_fullStr A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
title_full_unstemmed A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
title_sort A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
author Figueira-Oliveira, Denise
author_facet Figueira-Oliveira, Denise
do Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle
author_role author
author2 do Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira-Oliveira, Denise
do Anjos, Maylta Brandão
Rôças, Giselle
description A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade  no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385/7624
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 45-59
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612438683648