A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Insignare Scientia |
Download full: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385 |
Summary: | A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico |
id |
UFFS-2_9667db435cf40b0f723643fcb7c9eb5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11385 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram ProfessoresA partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográficoUniversidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1138510.36661/2595-4520.2020v3i5.11385Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 45-592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385/7624Copyright (c) 2020 Denise Figueira-Oliveira, Figueira-Oliveira, Maylta Brandão do Anjos, Giselle Rôças, Rôçashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira-Oliveira, Denisedo Anjos, Maylta BrandãoRôças, Giselle2021-07-13T05:22:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11385Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
title |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
spellingShingle |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores Figueira-Oliveira, Denise |
title_short |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
title_full |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
title_fullStr |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
title_full_unstemmed |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
title_sort |
A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores |
author |
Figueira-Oliveira, Denise |
author_facet |
Figueira-Oliveira, Denise do Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
do Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira-Oliveira, Denise do Anjos, Maylta Brandão Rôças, Giselle |
description |
A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação. Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385/7624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 45-59 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612438683648 |