Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Gomes, Jacqueline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843
Resumo: Esta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando.
id UFFS-2_99c234ffc7409a751ceda425d8325961
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11843
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do SabãoEsta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1184310.36661/2595-4520.2021v4i4.11843Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 249-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843/7966Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gomes, JacquelineDantas Filho, Francisco Ferreira2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11843Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
title Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
spellingShingle Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
Pereira Gomes, Jacqueline
title_short Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
title_full Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
title_fullStr Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
title_full_unstemmed Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
title_sort Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
author Pereira Gomes, Jacqueline
author_facet Pereira Gomes, Jacqueline
Dantas Filho, Francisco Ferreira
author_role author
author2 Dantas Filho, Francisco Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Gomes, Jacqueline
Dantas Filho, Francisco Ferreira
description Esta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11843
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843/7966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 249-269
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612872794112