Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843 |
Resumo: | Esta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando. |
id |
UFFS-2_99c234ffc7409a751ceda425d8325961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11843 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do SabãoEsta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1184310.36661/2595-4520.2021v4i4.11843Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 249-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843/7966Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gomes, JacquelineDantas Filho, Francisco Ferreira2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11843Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
title |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
spellingShingle |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão Pereira Gomes, Jacqueline |
title_short |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
title_full |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
title_fullStr |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
title_full_unstemmed |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
title_sort |
Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão |
author |
Pereira Gomes, Jacqueline |
author_facet |
Pereira Gomes, Jacqueline Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Gomes, Jacqueline Dantas Filho, Francisco Ferreira |
description |
Esta pesquisa é parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM/UEPB em parceria com o Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química – GPMEQ. A mesma teve como objetivo, construir conhecimentos científicos através da composição Química do sabão, proporcionando aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio (EM), uma melhor compreensão sobre as reações de saponificação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Este trabalho foi realizado no ano de 2020, com 63 estudantes pertencentes a duas turmas da 3ª Série do EM, de uma Escola Estadual do município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados, partiu da observação dos pesquisadores durante o desenvolvimento do experimento. Através do instrumento de coleta de dados, foi possível compreender, o quanto a inserção de temas geradores nas metodologias de ensino de Química, contribuem no processo de ensino e aprendizagem do educando. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11843 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11843/7966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jacqueline Pereira Gomes, Francisco Ferreira Dantas Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 249-269 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612872794112 |