Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lambach, Aline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, Josmaria Lopes de, Turmena, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13105
Resumo: Nos últimos anos a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se constituído como uma das poucas oportunidades de acesso e permanência no processo de escolarização àqueles que desejam retornar à escola, porém a diversidade do público que compõe esta modalidade da educação básica se torna um desafio para os docentes. Considerando a importância do ensino de ciências este trabalho tem como objetivo investigar as concepções do ensino de ciências presentes nos discursos dos docentes, bem como o espaço destinado a essa área de conhecimento, nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, realizada no contexto de um curso de formação continuada para professores que atuam na EJA anos iniciais, onde os dados foram considerados por análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que, embora os professores reconheçam a importância do ensino de ciências, existe a prevalência do ensino de conteúdos de língua portuguesa o que pode estar vinculado à ideia, construída socialmente, de que os estudantes em processo de alfabetização, independente da fase de vida em que se encontram, devem primeiro dominar os processos de leitura e escrita, para depois se apropriar dos conhecimentos das outras áreas.
id UFFS-2_9bd7a582a64fb9cdabff85e803d77c27
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13105
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)Percepções de Professoras sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA)Percepciones de las profesoras en el contexto de la práctica de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación básica en la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA)Nos últimos anos a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se constituído como uma das poucas oportunidades de acesso e permanência no processo de escolarização àqueles que desejam retornar à escola, porém a diversidade do público que compõe esta modalidade da educação básica se torna um desafio para os docentes. Considerando a importância do ensino de ciências este trabalho tem como objetivo investigar as concepções do ensino de ciências presentes nos discursos dos docentes, bem como o espaço destinado a essa área de conhecimento, nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, realizada no contexto de um curso de formação continuada para professores que atuam na EJA anos iniciais, onde os dados foram considerados por análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que, embora os professores reconheçam a importância do ensino de ciências, existe a prevalência do ensino de conteúdos de língua portuguesa o que pode estar vinculado à ideia, construída socialmente, de que os estudantes em processo de alfabetização, independente da fase de vida em que se encontram, devem primeiro dominar os processos de leitura e escrita, para depois se apropriar dos conhecimentos das outras áreas.En los últimos años, la Educación de Personas Jóvenes y Adultos (EPJA) se ha constituido como una de las pocas oportunidades de acceso y permanencia en el proceso de escolarización para quienes desean regresar a la escuela, pero la diversidad del público que conforma esta modalidad de educación básica se convierte en un reto para los docentes. Considerando la importancia de la enseñanza de las ciencias, este trabajo tiene como objetivo investigar las concepciones de la enseñanza de las ciencias presentes en los discursos de los profesores, así como el espacio asignado a esta área de conocimiento, en los años iniciales de la educación básica de la EPJA. Metodológicamente, se trata de una investigación cualitativa de tipo descriptivo y explicativo, realizada en el contexto de un curso de formación continua para profesores que trabajan en los primeros años de la EPJA, donde los datos fueron considerados por análisis de contenido. Los resultados obtenidos señalan que, si bien los docentes reconocen la importancia de la enseñanza de las ciencias, prevalece la enseñanza de contenidos de lengua portuguesa, lo que puede estar vinculado a la idea, socialmente construida, de que los alumnos en el proceso de alfabetización, independientemente de la etapa de la vida en la que se encuentren, deben dominar primero los procesos de lectura y escritura, para luego apropiarse de los conocimientos de otras áreas.In recent years, Youth and Adult Education (YAE) has been constituted as one of the few opportunities for access and permanence in the schooling process for those who wish to return to school, but the diversity of the audience that makes up this modality of basic education becomes a challenge for teachers. Considering the importance of science teaching, this work aims to investigate the conceptions of science teaching present in the speeches of teachers, as well as the space allocated to this area of knowledge, in the initial years of basic education of YAE. Methodologically, this is qualitative research of descriptive and explanatory type, carried out in the context of a continuing education course for teachers who work in the initial years of YAE, where the data were considered by content analysis. The results obtained point out that, although teachers recognize the importance of science teaching, there is a prevalence of teaching Portuguese language content, which may be linked to the idea, socially constructed, that students in the literacy process, regardless of the stage of life in which they are, must first master the processes of reading and writing, to then appropriate the knowledge of other areas.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1310510.36661/2595-4520.2023v6n1.13105Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 345-3652595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13105/8803Copyright (c) 2023 Aline Lambach, Josmaria Lopes de Morais, Leandro Turmenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLambach, AlineMorais, Josmaria Lopes deTurmena, Leandro2023-05-09T14:13:28Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13105Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-05-09T14:13:28Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
Percepções de Professoras sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Percepciones de las profesoras en el contexto de la práctica de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación básica en la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA)
title Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
spellingShingle Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
Lambach, Aline
title_short Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
title_full Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
title_fullStr Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
title_full_unstemmed Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
title_sort Teachers' Perceptions of Science Teaching in the Early Years of Elementary School in Youth and Adult Education (YAE)
author Lambach, Aline
author_facet Lambach, Aline
Morais, Josmaria Lopes de
Turmena, Leandro
author_role author
author2 Morais, Josmaria Lopes de
Turmena, Leandro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lambach, Aline
Morais, Josmaria Lopes de
Turmena, Leandro
description Nos últimos anos a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se constituído como uma das poucas oportunidades de acesso e permanência no processo de escolarização àqueles que desejam retornar à escola, porém a diversidade do público que compõe esta modalidade da educação básica se torna um desafio para os docentes. Considerando a importância do ensino de ciências este trabalho tem como objetivo investigar as concepções do ensino de ciências presentes nos discursos dos docentes, bem como o espaço destinado a essa área de conhecimento, nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, realizada no contexto de um curso de formação continuada para professores que atuam na EJA anos iniciais, onde os dados foram considerados por análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que, embora os professores reconheçam a importância do ensino de ciências, existe a prevalência do ensino de conteúdos de língua portuguesa o que pode estar vinculado à ideia, construída socialmente, de que os estudantes em processo de alfabetização, independente da fase de vida em que se encontram, devem primeiro dominar os processos de leitura e escrita, para depois se apropriar dos conhecimentos das outras áreas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13105
10.36661/2595-4520.2023v6n1.13105
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13105
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13105/8803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Lambach, Josmaria Lopes de Morais, Leandro Turmena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Lambach, Josmaria Lopes de Morais, Leandro Turmena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 345-365
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614152056832