O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira da Rosa, Sabrina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Robaina, José Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161
Resumo:   Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
id UFFS-2_9c1a33419d162fce7f2eeb64e4ef1e5e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11161
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica  Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1116110.36661/2595-4520.2020v3i2.11161Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 156-1752595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161/7467Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira da Rosa, SabrinaRobaina, José Vicente Lima2021-07-13T05:23:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11161Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
title O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
spellingShingle O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
Silveira da Rosa, Sabrina
title_short O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
title_full O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
title_fullStr O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
title_sort O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
author Silveira da Rosa, Sabrina
author_facet Silveira da Rosa, Sabrina
Robaina, José Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, José Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira da Rosa, Sabrina
Robaina, José Vicente Lima
description   Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161/7467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 156-175
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612332777472