O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas. |
id |
UFFS-2_9c1a33419d162fce7f2eeb64e4ef1e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11161 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1116110.36661/2595-4520.2020v3i2.11161Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 156-1752595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161/7467Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira da Rosa, SabrinaRobaina, José Vicente Lima2021-07-13T05:23:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11161Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
title |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
spellingShingle |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica Silveira da Rosa, Sabrina |
title_short |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_full |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_fullStr |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_sort |
O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica |
author |
Silveira da Rosa, Sabrina |
author_facet |
Silveira da Rosa, Sabrina Robaina, José Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, José Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira da Rosa, Sabrina Robaina, José Vicente Lima |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar um panorama sobre as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem a Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área. É um estudo quantitativo, de caráter bibliográfico, do tipo Estado da Arte ou Estudo do Conhecimento para amparo teórico à dissertação de mestrado em andamento. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os trabalhos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Dentre os trabalhos selecionados se obteve: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11161/7467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 156-175 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612332777472 |