O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243363 |
Resumo: | Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas. |
id |
UFRGS-2_7c45638f8149466aa4ba5dee7098d45e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243363 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Sabrina Silveira daRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:44Z20202595-4520http://hdl.handle.net/10183/243363001145839Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.This article is a quali-quantitativ stury of bibliographical character that has as a goal to investigate the publications carried out between 2013 and 2019. That include the Country school Science, Science Education and Meaningful Learning brought by authors of thearea. The work was carried out searching the RBEC) from 2016, in the annals of ENPEC from 2013 to 2017, and in Base digital de teses e dissertacoes (BDTD) from 2015 to 2019. They were selected first by the title, as the second filter was performed the reading of the abstracts and the following the complete reading of the works that were most relevant to the research. Through the procedures adopted for composition of the analysis corpus it identified within the period analyzed: nine titles in RBEC, twelve titles in dissertations and four in the BDTD theses, in ENPEC IX, six minutes were selected, ENPEC X five minutes and in ENPEC XI nine minutes. The results bring an important link among the topics addressed, analysis of the target audience studied, authors cited,data collection instruments and the states in which the surveys were conducted.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 156-175Educação do campoAprendizagem significativaCountry schoolsScience ClubScience education;Meaningful learningO ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmicaScience teaching in rural schools from the analysis of academic prodution info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145839.pdf.txt001145839.pdf.txtExtracted Texttext/plain34140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/2/001145839.pdf.txt9857edf6e48a03db1fdda7806701c4b1MD52ORIGINAL001145839.pdfTexto completoapplication/pdf1808451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/1/001145839.pdfcb14e1a20f8c2addfa7a15d570805916MD5110183/2433632022-07-22 04:53:47.557356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Science teaching in rural schools from the analysis of academic prodution |
title |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
spellingShingle |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica Rosa, Sabrina Silveira da Educação do campo Aprendizagem significativa Country schools Science Club Science education; Meaningful learning |
title_short |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_full |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_fullStr |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
title_sort |
O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica |
author |
Rosa, Sabrina Silveira da |
author_facet |
Rosa, Sabrina Silveira da Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sabrina Silveira da Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Aprendizagem significativa |
topic |
Educação do campo Aprendizagem significativa Country schools Science Club Science education; Meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Country schools Science Club Science education; Meaningful learning |
description |
Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243363 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145839 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001145839 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 156-175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/2/001145839.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/1/001145839.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9857edf6e48a03db1fdda7806701c4b1 cb14e1a20f8c2addfa7a15d570805916 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798680649728 |