O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sabrina Silveira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243363
Resumo: Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
id UFRGS-2_7c45638f8149466aa4ba5dee7098d45e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Sabrina Silveira daRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:55:44Z20202595-4520http://hdl.handle.net/10183/243363001145839Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.This article is a quali-quantitativ stury of bibliographical character that has as a goal to investigate the publications carried out between 2013 and 2019. That include the Country school Science, Science Education and Meaningful Learning brought by authors of thearea. The work was carried out searching the RBEC) from 2016, in the annals of ENPEC from 2013 to 2017, and in Base digital de teses e dissertacoes (BDTD) from 2015 to 2019. They were selected first by the title, as the second filter was performed the reading of the abstracts and the following the complete reading of the works that were most relevant to the research. Through the procedures adopted for composition of the analysis corpus it identified within the period analyzed: nine titles in RBEC, twelve titles in dissertations and four in the BDTD theses, in ENPEC IX, six minutes were selected, ENPEC X five minutes and in ENPEC XI nine minutes. The results bring an important link among the topics addressed, analysis of the target audience studied, authors cited,data collection instruments and the states in which the surveys were conducted.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 156-175Educação do campoAprendizagem significativaCountry schoolsScience ClubScience education;Meaningful learningO ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmicaScience teaching in rural schools from the analysis of academic prodution info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145839.pdf.txt001145839.pdf.txtExtracted Texttext/plain34140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/2/001145839.pdf.txt9857edf6e48a03db1fdda7806701c4b1MD52ORIGINAL001145839.pdfTexto completoapplication/pdf1808451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/1/001145839.pdfcb14e1a20f8c2addfa7a15d570805916MD5110183/2433632022-07-22 04:53:47.557356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Science teaching in rural schools from the analysis of academic prodution
title O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
spellingShingle O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
Rosa, Sabrina Silveira da
Educação do campo
Aprendizagem significativa
Country schools
Science Club
Science education;
Meaningful learning
title_short O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
title_full O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
title_fullStr O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
title_full_unstemmed O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
title_sort O ensino de ciências nas escolas do campo a partir da análise da produção acadêmica
author Rosa, Sabrina Silveira da
author_facet Rosa, Sabrina Silveira da
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sabrina Silveira da
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Aprendizagem significativa
topic Educação do campo
Aprendizagem significativa
Country schools
Science Club
Science education;
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Country schools
Science Club
Science education;
Meaningful learning
description Este artigo é um estudo quali-quantitativo de caráter bibliográfico que tem como objetivo investigar as publicações realizadas entre 2013 à 2019 que contemplem os temas Educação do Campo, Clube de Ciências, Educação em Ciências e Aprendizagem Significativa trazidas por autores da área que possam auxiliar em estudos para a qualificação do Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. O trabalho foi realizado com busca na Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) a partir 2016, nos anais do ENPEC de 2013 à 2017, e na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de 2015 à 2019. Os mesmos foram selecionados primeiramente pelo título, como segundo filtro foi realizado a leitura dos resumos e na sequência a leitura completa dos trabalhos que tinham mais relevância à pesquisa. Através dos procedimentos adotados para composição do corpus de análise, identificou-se dentro do período analisado: 9 títulos na RBEC, 12 títulos nas dissertações e 4 nas teses da BDTD, no ENPEC IX foram selecionadas 6 atas, no ENPEC X 5 atas e no ENPEC XI 9 atas. Os resultados trazem uma importante ligação entre os temas abordados, análise sobre público alvo estudado, autores citados, instrumentos de coleta de dados e os estados em que foram realizadas as pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:55:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243363
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145839
identifier_str_mv 2595-4520
001145839
url http://hdl.handle.net/10183/243363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 156-175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/2/001145839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243363/1/001145839.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9857edf6e48a03db1fdda7806701c4b1
cb14e1a20f8c2addfa7a15d570805916
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798680649728