Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101 |
Resumo: | Tornar-se professor é complexo e subjetivo a cada postulante desse cargo, mas algumas pistas deste fenômeno podem ser descritas. Sendo assim, identificou-se o perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense, no decênio 2008 – 2018, mensurando fatores associados as suas vivências pessoais e profissionais. Os egressos são professores de Ciências/Química na educação básica, tendo vislumbrado a docência como profissão, sobretudo, pela opção de prestar vestibular em curso da área das Ciências da Natureza. Eles ingressaram na licenciatura em Química da instituição, considerando-a, em determinada medida, formação profissional adequada. Em sua maioria, realizaram formação continuada na mesma área da graduação e potencializam seu ensino mediante a mobilização de diferentes saberes. Conclui-se que, dos distintos períodos geradores de aprendizagens da docência, derivam-se indícios de constituição profissional. |
id |
UFFS-2_9c38b27d6ccea32a28cbaf72f68277ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12101 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearenseTornar-se professor é complexo e subjetivo a cada postulante desse cargo, mas algumas pistas deste fenômeno podem ser descritas. Sendo assim, identificou-se o perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense, no decênio 2008 – 2018, mensurando fatores associados as suas vivências pessoais e profissionais. Os egressos são professores de Ciências/Química na educação básica, tendo vislumbrado a docência como profissão, sobretudo, pela opção de prestar vestibular em curso da área das Ciências da Natureza. Eles ingressaram na licenciatura em Química da instituição, considerando-a, em determinada medida, formação profissional adequada. Em sua maioria, realizaram formação continuada na mesma área da graduação e potencializam seu ensino mediante a mobilização de diferentes saberes. Conclui-se que, dos distintos períodos geradores de aprendizagens da docência, derivam-se indícios de constituição profissional.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210110.36661/2595-4520.2021v4i4.12101Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 227-2482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101/7974Copyright (c) 2021 Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, José Airton de Freitas Pontes Junior, Eloisa Maia Vidalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins Júnior, Francisco Ranulfo FreitasPontes Junior, José Airton de FreitasVidal, Eloisa Maia2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12101Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
title |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
spellingShingle |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas |
title_short |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
title_full |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
title_fullStr |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
title_full_unstemmed |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
title_sort |
Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense |
author |
Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas |
author_facet |
Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas Pontes Junior, José Airton de Freitas Vidal, Eloisa Maia |
author_role |
author |
author2 |
Pontes Junior, José Airton de Freitas Vidal, Eloisa Maia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas Pontes Junior, José Airton de Freitas Vidal, Eloisa Maia |
description |
Tornar-se professor é complexo e subjetivo a cada postulante desse cargo, mas algumas pistas deste fenômeno podem ser descritas. Sendo assim, identificou-se o perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense, no decênio 2008 – 2018, mensurando fatores associados as suas vivências pessoais e profissionais. Os egressos são professores de Ciências/Química na educação básica, tendo vislumbrado a docência como profissão, sobretudo, pela opção de prestar vestibular em curso da área das Ciências da Natureza. Eles ingressaram na licenciatura em Química da instituição, considerando-a, em determinada medida, formação profissional adequada. Em sua maioria, realizaram formação continuada na mesma área da graduação e potencializam seu ensino mediante a mobilização de diferentes saberes. Conclui-se que, dos distintos períodos geradores de aprendizagens da docência, derivam-se indícios de constituição profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12101 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101/7974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 227-248 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613208338432 |