Perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Júnior, Francisco Ranulfo Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pontes Junior, José Airton de Freitas, Vidal, Eloisa Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12101
Resumo: Tornar-se professor é complexo e subjetivo a cada postulante desse cargo, mas algumas pistas deste fenômeno podem ser descritas. Sendo assim, identificou-se o perfil docente de licenciados em Química em uma universidade pública cearense, no decênio 2008 – 2018, mensurando fatores associados as suas vivências pessoais e profissionais. Os egressos são professores de Ciências/Química na educação básica, tendo vislumbrado a docência como profissão, sobretudo, pela opção de prestar vestibular em curso da área das Ciências da Natureza. Eles ingressaram na licenciatura em Química da instituição, considerando-a, em determinada medida, formação profissional adequada. Em sua maioria, realizaram formação continuada na mesma área da graduação e potencializam seu ensino mediante a mobilização de diferentes saberes. Conclui-se que, dos distintos períodos geradores de aprendizagens da docência, derivam-se indícios de constituição profissional.
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