O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088 |
Resumo: | O presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos. |
id |
UFFS-2_9e517d200867d7c926db0d223296874b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12088 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática CríticaO presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208810.36661/2595-4520.2021v4i2.12088Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 221 - 2332595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7774https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7775Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliarihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto Neri, SarafagoNunes Ogliari, Lucas2021-07-13T05:21:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12088Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
title |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
spellingShingle |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica Pinto Neri, Sarafago |
title_short |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
title_full |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
title_fullStr |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
title_full_unstemmed |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
title_sort |
O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica |
author |
Pinto Neri, Sarafago |
author_facet |
Pinto Neri, Sarafago Nunes Ogliari, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Ogliari, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Neri, Sarafago Nunes Ogliari, Lucas |
description |
O presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12088 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7774 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 221 - 233 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613195755520 |