O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Neri, Sarafago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes Ogliari, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088
Resumo: O presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos.
id UFFS-2_9e517d200867d7c926db0d223296874b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12088
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática CríticaO presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208810.36661/2595-4520.2021v4i2.12088Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 221 - 2332595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7774https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7775Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliarihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto Neri, SarafagoNunes Ogliari, Lucas2021-07-13T05:21:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12088Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
title O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
spellingShingle O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
Pinto Neri, Sarafago
title_short O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
title_full O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
title_fullStr O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
title_full_unstemmed O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
title_sort O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica
author Pinto Neri, Sarafago
author_facet Pinto Neri, Sarafago
Nunes Ogliari, Lucas
author_role author
author2 Nunes Ogliari, Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Neri, Sarafago
Nunes Ogliari, Lucas
description O presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12088
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7774
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12088/7775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliari
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliari
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 221 - 233
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613195755520