A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes. |
id |
UFFS-2_9f3ccb8b901ce4831517aa4c8b55949a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11018 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do SulResumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1101810.36661/2595-4520.2020v3i1.11018Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 42-562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018/7373Copyright (c) 2020 Eliane Barcelos dos Santos, Miriele Martins, Maria Rosangela Silveira Ramos, Helena Neto, Catiane Mazzuco Panizhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos dos Santos, ElianeMartins, MirieleSilveira Ramos, Maria RosangelaNeto, HelenaMazocco Paniz, Catiane2021-07-13T05:24:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11018Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
title |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
spellingShingle |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul Barcelos dos Santos, Eliane |
title_short |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
title_full |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
title_fullStr |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
title_full_unstemmed |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
title_sort |
A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul |
author |
Barcelos dos Santos, Eliane |
author_facet |
Barcelos dos Santos, Eliane Martins, Miriele Silveira Ramos, Maria Rosangela Neto, Helena Mazocco Paniz, Catiane |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Miriele Silveira Ramos, Maria Rosangela Neto, Helena Mazocco Paniz, Catiane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos dos Santos, Eliane Martins, Miriele Silveira Ramos, Maria Rosangela Neto, Helena Mazocco Paniz, Catiane |
description |
Resumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11018 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018/7373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 42-56 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612021350400 |