A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos dos Santos, Eliane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Miriele, Silveira Ramos, Maria Rosangela, Neto, Helena, Mazocco Paniz, Catiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018
Resumo: Resumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.
id UFFS-2_9f3ccb8b901ce4831517aa4c8b55949a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11018
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do SulResumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1101810.36661/2595-4520.2020v3i1.11018Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 42-562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018/7373Copyright (c) 2020 Eliane Barcelos dos Santos, Miriele Martins, Maria Rosangela Silveira Ramos, Helena Neto, Catiane Mazzuco Panizhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos dos Santos, ElianeMartins, MirieleSilveira Ramos, Maria RosangelaNeto, HelenaMazocco Paniz, Catiane2021-07-13T05:24:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11018Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
title A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
spellingShingle A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
Barcelos dos Santos, Eliane
title_short A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
title_full A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
title_fullStr A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
title_full_unstemmed A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
title_sort A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
author Barcelos dos Santos, Eliane
author_facet Barcelos dos Santos, Eliane
Martins, Miriele
Silveira Ramos, Maria Rosangela
Neto, Helena
Mazocco Paniz, Catiane
author_role author
author2 Martins, Miriele
Silveira Ramos, Maria Rosangela
Neto, Helena
Mazocco Paniz, Catiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos dos Santos, Eliane
Martins, Miriele
Silveira Ramos, Maria Rosangela
Neto, Helena
Mazocco Paniz, Catiane
description Resumo: O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11018
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018/7373
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 42-56
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612021350400