O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Targino de Moura, Francisco Marconcio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Roselene Ferreira, e Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849
Resumo: A perspectiva da contextualização do ensino veio a tona com a reforma do Ensino Médio, logo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) que apresenta em seu discurso a necessidade da compreensão dos conhecimentos para uso no contexto social, valorizando a experiência extraescolar. Nosso objetivo geral foi investigar qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância e desenvolvimento da contextualização em aulas de química. Mais especificamente buscamos: a) Analisar que importância os alunos do ensino médio atribuem a contextualização dos conteúdos curriculares de química e b) Observar como os alunos do ensino médio descrevem a realização do trabalho de contextualização dos conteúdos curriculares nas aulas de química. Como método de pesquisa usamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que consiste em obter o discurso de uma coletividade não como a soma de iguais, mas sim como a junção de pontos semelhantes do discurso de cada um dos indivíduos de um grupo. Percebe-se que a principal função da contextualização reside no fato desta envolver o aluno em seu contexto social e cultural.
id UFFS-2_9f40823d56a6d9b8ea2b5e0b4475e2ad
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/8849
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTESA perspectiva da contextualização do ensino veio a tona com a reforma do Ensino Médio, logo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) que apresenta em seu discurso a necessidade da compreensão dos conhecimentos para uso no contexto social, valorizando a experiência extraescolar. Nosso objetivo geral foi investigar qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância e desenvolvimento da contextualização em aulas de química. Mais especificamente buscamos: a) Analisar que importância os alunos do ensino médio atribuem a contextualização dos conteúdos curriculares de química e b) Observar como os alunos do ensino médio descrevem a realização do trabalho de contextualização dos conteúdos curriculares nas aulas de química. Como método de pesquisa usamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que consiste em obter o discurso de uma coletividade não como a soma de iguais, mas sim como a junção de pontos semelhantes do discurso de cada um dos indivíduos de um grupo. Percebe-se que a principal função da contextualização reside no fato desta envolver o aluno em seu contexto social e cultural.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/884910.36661/2595-4520.2018v1i3.8849Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849/7098Copyright (c) 2019 Francisco Marconcio Targino de Moura, Roselene Ferreira Sousa, Claudia Christina Bravo e Sá Carneirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino de Moura, Francisco MarconcioSousa, Roselene Ferreirae Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo2021-07-13T05:27:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8849Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
title O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
spellingShingle O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
Targino de Moura, Francisco Marconcio
title_short O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
title_full O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
title_fullStr O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
title_full_unstemmed O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
title_sort O ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO: AS VOZES DISCENTES
author Targino de Moura, Francisco Marconcio
author_facet Targino de Moura, Francisco Marconcio
Sousa, Roselene Ferreira
e Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo
author_role author
author2 Sousa, Roselene Ferreira
e Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Targino de Moura, Francisco Marconcio
Sousa, Roselene Ferreira
e Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo
description A perspectiva da contextualização do ensino veio a tona com a reforma do Ensino Médio, logo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) que apresenta em seu discurso a necessidade da compreensão dos conhecimentos para uso no contexto social, valorizando a experiência extraescolar. Nosso objetivo geral foi investigar qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância e desenvolvimento da contextualização em aulas de química. Mais especificamente buscamos: a) Analisar que importância os alunos do ensino médio atribuem a contextualização dos conteúdos curriculares de química e b) Observar como os alunos do ensino médio descrevem a realização do trabalho de contextualização dos conteúdos curriculares nas aulas de química. Como método de pesquisa usamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que consiste em obter o discurso de uma coletividade não como a soma de iguais, mas sim como a junção de pontos semelhantes do discurso de cada um dos indivíduos de um grupo. Percebe-se que a principal função da contextualização reside no fato desta envolver o aluno em seu contexto social e cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849
10.36661/2595-4520.2018v1i3.8849
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i3.8849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8849/7098
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611941658624