Interdisciplinaridade e contextualização nos projetos políticos pedagógicos em cursos de formação inicial de professores de química
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3000 |
Resumo: | Contextualizar o conhecimento de forma interdisciplinar passou a ser uma questão de ordem no ensino de química para o ensino médio, um requisito a ser contemplado na formação do professor frente ás exigências atuais. Suscitamos como problemática desse estudo investigar como as perspectivas da contextualização e interdisciplinaridade foram incorporadas ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Química de algumas universidades. Nossos objetivos nessa pesquisa foram: analisar o conteúdo dos documentos institucionais que orientam o currículo dos cursos de química quanto à presença da contextualização e interdisciplinaridade e investigar que concepção de contextualização e interdisciplinaridade aparece nos Projetos Políticos Pedagógicos de alguns cursos de química. Escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, por ser o melhor caminho para atingirmos os objetivos. Consideramos que a interdisciplinaridade e a contextualização presentes na reforma do Ensino Médio Brasileiro não atingiram com segurança conceitual e epistemológica a formação de professores de química.Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Contextualização, Formação de Professores. |
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Interdisciplinaridade e contextualização nos projetos políticos pedagógicos em cursos de formação inicial de professores de químicaContextualizar o conhecimento de forma interdisciplinar passou a ser uma questão de ordem no ensino de química para o ensino médio, um requisito a ser contemplado na formação do professor frente ás exigências atuais. Suscitamos como problemática desse estudo investigar como as perspectivas da contextualização e interdisciplinaridade foram incorporadas ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Química de algumas universidades. Nossos objetivos nessa pesquisa foram: analisar o conteúdo dos documentos institucionais que orientam o currículo dos cursos de química quanto à presença da contextualização e interdisciplinaridade e investigar que concepção de contextualização e interdisciplinaridade aparece nos Projetos Políticos Pedagógicos de alguns cursos de química. Escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, por ser o melhor caminho para atingirmos os objetivos. Consideramos que a interdisciplinaridade e a contextualização presentes na reforma do Ensino Médio Brasileiro não atingiram com segurança conceitual e epistemológica a formação de professores de química.Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Contextualização, Formação de Professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Targino de Moura, Francisco MarconcioE Sá Carneiro, Claudia Christina Bravo2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/300010.3895/rbect.v9n2.3000Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3000/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/3000Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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