O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boton, Jaiane Moraes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10790
Resumo: A Prática como Componente Curricular, oportunidade de ligação entre as disciplinas de conteúdo específico e aquelas de conteúdo pedagógico, é de suma importância á formação docente inicial. Além disso, ela deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente. Considerando a importância dessa Prática na formação de professores temos como objetivo no presente trabalho mapear e investigar publicações que têm como foco a Prática como Componente Curricular. Para tanto, fizemos o levantamento de dissertações, teses e artigos relacionados a esse tema publicados nos últimos 10 anos. Analisamos 16 dissertações, 12 teses e 16 artigos. Os trabalhos apontam que, mesmo havendo o conhecimento das legislações relacionadas à PCC, ainda há uma falta de entendimento sobre o que é e como a PCC pode ser desenvolvida. Além disso, muitos trabalhos analisam os PPC dos cursos com a intenção de saber como a PCC é desenvolvida.Muitas vezes o que se mostra é que documentalmente os cursos estão em consonância com a legislação, no entanto, quando ocorrem entrevistas com alunos e professores, são vistas fragilidades na implementação do Prática. Muitos alunos desconhecem e/ou confundem a PCC com o Estágio e ainda há uma falta de envolvimento dos professores para o desenvolvimento de trabalhos em disciplinas voltadas à PCC.
id UFFS-2_9fe5a029016bbc687f729c243975366a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10790
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?A Prática como Componente Curricular, oportunidade de ligação entre as disciplinas de conteúdo específico e aquelas de conteúdo pedagógico, é de suma importância á formação docente inicial. Além disso, ela deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente. Considerando a importância dessa Prática na formação de professores temos como objetivo no presente trabalho mapear e investigar publicações que têm como foco a Prática como Componente Curricular. Para tanto, fizemos o levantamento de dissertações, teses e artigos relacionados a esse tema publicados nos últimos 10 anos. Analisamos 16 dissertações, 12 teses e 16 artigos. Os trabalhos apontam que, mesmo havendo o conhecimento das legislações relacionadas à PCC, ainda há uma falta de entendimento sobre o que é e como a PCC pode ser desenvolvida. Além disso, muitos trabalhos analisam os PPC dos cursos com a intenção de saber como a PCC é desenvolvida.Muitas vezes o que se mostra é que documentalmente os cursos estão em consonância com a legislação, no entanto, quando ocorrem entrevistas com alunos e professores, são vistas fragilidades na implementação do Prática. Muitos alunos desconhecem e/ou confundem a PCC com o Estágio e ainda há uma falta de envolvimento dos professores para o desenvolvimento de trabalhos em disciplinas voltadas à PCC.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1079010.36661/2595-4520.2019v2i2.10790Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10790/7216Copyright (c) 2019 Jaiane Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant Tolentino-Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoton, Jaiane MoraesTolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant2021-07-13T05:27:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10790Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:11Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
title O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
spellingShingle O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
Boton, Jaiane Moraes
title_short O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
title_full O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
title_fullStr O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
title_full_unstemmed O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
title_sort O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?
author Boton, Jaiane Moraes
author_facet Boton, Jaiane Moraes
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
author_role author
author2 Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boton, Jaiane Moraes
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant
description A Prática como Componente Curricular, oportunidade de ligação entre as disciplinas de conteúdo específico e aquelas de conteúdo pedagógico, é de suma importância á formação docente inicial. Além disso, ela deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente. Considerando a importância dessa Prática na formação de professores temos como objetivo no presente trabalho mapear e investigar publicações que têm como foco a Prática como Componente Curricular. Para tanto, fizemos o levantamento de dissertações, teses e artigos relacionados a esse tema publicados nos últimos 10 anos. Analisamos 16 dissertações, 12 teses e 16 artigos. Os trabalhos apontam que, mesmo havendo o conhecimento das legislações relacionadas à PCC, ainda há uma falta de entendimento sobre o que é e como a PCC pode ser desenvolvida. Além disso, muitos trabalhos analisam os PPC dos cursos com a intenção de saber como a PCC é desenvolvida.Muitas vezes o que se mostra é que documentalmente os cursos estão em consonância com a legislação, no entanto, quando ocorrem entrevistas com alunos e professores, são vistas fragilidades na implementação do Prática. Muitos alunos desconhecem e/ou confundem a PCC com o Estágio e ainda há uma falta de envolvimento dos professores para o desenvolvimento de trabalhos em disciplinas voltadas à PCC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10790
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10790
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10790
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10790/7216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jaiane Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jaiane Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 1-21
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611975213056