O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766 |
Resumo: | O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution. |
id |
UFMG-11_14367cf52ccebb0c8ecde26e1dff28c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34766 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUMEducação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura.O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3476610.1590/1983-21172010120304Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766/27459Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBoton , Jaiane de Moraes Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Kurzmann, Suzana Margarete Terrazzan, Eduardo A. 2021-06-21T18:22:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34766Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T18:22:01Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
title |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
spellingShingle |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM Boton , Jaiane de Moraes Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura. |
title_short |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
title_full |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
title_fullStr |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
title_full_unstemmed |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
title_sort |
O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM |
author |
Boton , Jaiane de Moraes |
author_facet |
Boton , Jaiane de Moraes Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Kurzmann, Suzana Margarete Terrazzan, Eduardo A. |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Kurzmann, Suzana Margarete Terrazzan, Eduardo A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boton , Jaiane de Moraes Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Kurzmann, Suzana Margarete Terrazzan, Eduardo A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura. |
topic |
Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura. |
description |
O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766 10.1590/1983-21172010120304 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766/27459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165083811840 |