O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boton , Jaiane de Moraes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade, Kurzmann, Suzana Margarete, Terrazzan, Eduardo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766
Resumo: O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution.
id UFMG-11_14367cf52ccebb0c8ecde26e1dff28c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34766
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUMEducação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura.O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3476610.1590/1983-21172010120304Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766/27459Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBoton , Jaiane de Moraes Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade Kurzmann, Suzana Margarete Terrazzan, Eduardo A. 2021-06-21T18:22:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34766Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T18:22:01Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
title O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
spellingShingle O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
Boton , Jaiane de Moraes
Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura.
title_short O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
title_full O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
title_fullStr O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
title_full_unstemmed O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
title_sort O MEIO AMBIENTE COMO CONFORMAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: THE ENVIRONMENT AS CONFORMATION IN TEACHER TRAINING CURRICULUM
author Boton , Jaiane de Moraes
author_facet Boton , Jaiane de Moraes
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Kurzmann, Suzana Margarete
Terrazzan, Eduardo A.
author_role author
author2 Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Kurzmann, Suzana Margarete
Terrazzan, Eduardo A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boton , Jaiane de Moraes
Costa, Ronaldo Gonçalves de Andrade
Kurzmann, Suzana Margarete
Terrazzan, Eduardo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura.
topic Educação Ambiental; Meio Ambiente; Cursos de Licenciatura.
description O crescente apelo da Educação Ambiental como ferramenta- chave para a construção de sociedades sustentáveis e a sua institucionali zação nos diversos níveis de ensino têm suscitado cada vez mais estudos a respeito da sua inserção no ensino superior, com a finalidade de prepa rar futuros professores para o desempenho do papel de orientador nessa tarefa, não reduzindo esse tema apenas ao ambiente físico e biológico, mas também às questões econômicas, sociais e culturais. Assim, neste tra balho, investigamos em que medida a temática Meio Ambiente está inse rida na preparação de professores em formação na Universidade Federal de Santa Maria, sendo avaliados os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da referida Instituição de Ensino Superior. The growing demand for Environmental Education as a key tool in the creation of sustainable societies and their institutionalization at all levels of education has attracted more and more attention to stud ies on its insertion in High School (curriculum, epistemological, etc.), with the aim to prepare future teachers to perform the role of guide in this task, not only reducing this subject to the physical and biological environ ment, but also considering economic, social and cultural issues. Thus, in this study, we verified how much the subject "environment" is inserted in the training of teachers in the Universidade Federal de Santa Maria, Projects are assessed the Educational Policy of Undergraduate Courses of the Higher Education Institution.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766
10.1590/1983-21172010120304
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34766/27459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165083811840