Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Elizangela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marostega, João Sidinei, Abitante, Lucilaine Goin, Fuchs, Mariele Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797
Resumo: O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos.
id UFFS-2_a25997eb549c6c497454c39f41c3572b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7797
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagemO Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/779710.36661/2595-4520.2018v1i2.7797Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797/5647Copyright (c) 2018 Elizangela Weber, João Sidinei Marostega, Lucilaine Goin Abitante, Mariele Josiane Fuchshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, ElizangelaMarostega, João SidineiAbitante, Lucilaine GoinFuchs, Mariele Josiane2021-07-13T05:28:04Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7797Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:04Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
title Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
Weber, Elizangela
title_short Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
title_full Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
title_sort Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
author Weber, Elizangela
author_facet Weber, Elizangela
Marostega, João Sidinei
Abitante, Lucilaine Goin
Fuchs, Mariele Josiane
author_role author
author2 Marostega, João Sidinei
Abitante, Lucilaine Goin
Fuchs, Mariele Josiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Elizangela
Marostega, João Sidinei
Abitante, Lucilaine Goin
Fuchs, Mariele Josiane
description O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797
10.36661/2595-4520.2018v1i2.7797
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i2.7797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797/5647
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611920687104