Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797 |
Resumo: | O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos. |
id |
UFFS-2_a25997eb549c6c497454c39f41c3572b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/7797 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagemO Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/779710.36661/2595-4520.2018v1i2.7797Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797/5647Copyright (c) 2018 Elizangela Weber, João Sidinei Marostega, Lucilaine Goin Abitante, Mariele Josiane Fuchshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, ElizangelaMarostega, João SidineiAbitante, Lucilaine GoinFuchs, Mariele Josiane2021-07-13T05:28:04Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7797Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:04Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
title |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem Weber, Elizangela |
title_short |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem |
author |
Weber, Elizangela |
author_facet |
Weber, Elizangela Marostega, João Sidinei Abitante, Lucilaine Goin Fuchs, Mariele Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Marostega, João Sidinei Abitante, Lucilaine Goin Fuchs, Mariele Josiane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Elizangela Marostega, João Sidinei Abitante, Lucilaine Goin Fuchs, Mariele Josiane |
description |
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797 10.36661/2595-4520.2018v1i2.7797 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i2.7797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7797/5647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611920687104 |