Escuela Ciudadana Integral: Percepciones de los docentes de secundaria sobre la práctica de la tutoría

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Luna, Leossandra Cabral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12752
Resumo: A evasão escolar e os baixos índices nas avaliações de larga escala são dois dos maiores problemas da Educação Básica brasileira, sobretudo no Ensino Médio. Nesse contexto, o Governo da Paraíba adotou o modelo da Escola da Escolha, com vistas a melhorar a qualidade do ensino ofertado. Uma das especificidades do modelo é a pedagogia da presença, na qual destacamos a tutoria, uma prática educativa na qual os docentes acompanham os estudantes mais de perto. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as concepções e práticas do professores-tutores no contexto de uma Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. O estudo de caso contou com a participação de dezoito professores que responderam a um questionário online contendo dez questões das quais seis eram abertas e quatro eram fechadas. Com os dados obtidos foi possível entender como eram as práticas dos docentes e suas principais dificuldades. As falas dos professores nos levaram a observação da semelhança da tutoria com a Orientação Educacional, sendo necessário rever as especificidades do modelo integral, as condições de  trabalho dos docentes, bem como a valorização e a presença de orientadores educacionais nas escolas.  
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spelling Escuela Ciudadana Integral: Percepciones de los docentes de secundaria sobre la práctica de la tutoríaIntegral Citizen School: Perceptions of High School Teachers about the Practice of TutoringEscola Cidadã Integral: Percepções de Professores do Ensino Médio sobre a Prática da TutoriaA evasão escolar e os baixos índices nas avaliações de larga escala são dois dos maiores problemas da Educação Básica brasileira, sobretudo no Ensino Médio. Nesse contexto, o Governo da Paraíba adotou o modelo da Escola da Escolha, com vistas a melhorar a qualidade do ensino ofertado. Uma das especificidades do modelo é a pedagogia da presença, na qual destacamos a tutoria, uma prática educativa na qual os docentes acompanham os estudantes mais de perto. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar as concepções e práticas do professores-tutores no contexto de uma Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. O estudo de caso contou com a participação de dezoito professores que responderam a um questionário online contendo dez questões das quais seis eram abertas e quatro eram fechadas. Com os dados obtidos foi possível entender como eram as práticas dos docentes e suas principais dificuldades. As falas dos professores nos levaram a observação da semelhança da tutoria com a Orientação Educacional, sendo necessário rever as especificidades do modelo integral, as condições de  trabalho dos docentes, bem como a valorização e a presença de orientadores educacionais nas escolas.  Las tasas de deserción escolar y las bajas tasas en las evaluaciones a gran escala son dos de los mayores problemas en la educación básica brasileña, especialmente en la escuela secundaria. En este contexto, el Gobierno de Paraíba adoptó el modelo de Escola da Escolha, con miras a mejorar la calidad de la educación ofrecida. Una de las particularidades del modelo es la pedagogía de la presencia, en la que destacamos la tutoría, una práctica educativa en la que los docentes monitorean más de cerca a los estudiantes. En este sentido, esta investigación buscó identificar las concepciones y prácticas de los docentes-tutores en el contexto de una Escuela Ciudadana Integral en el Estado de Paraíba. Por tanto, se realizó una investigación cualitativa y exploratoria. El estudio de caso contó con la participación de dieciocho profesores que respondieron un cuestionario online que contenía diez preguntas, seis de las cuales eran abiertas y cuatro cerradas. Con los datos obtenidos se pudo comprender cómo eran las prácticas de los docentes y sus principales dificultades. Los discursos de los docentes nos llevaron a observar la similitud entre la tutoría y la Orientación Educativa, por lo que fue necesario revisar las especificidades del modelo integral, las condiciones laborales de los docentes, así como la valoración y presencia de los asesores educativos en las escuelas.School dropout rates and low rates in large-scale assessments are two of the biggest problems in Brazilian Basic Education, especially in High School. In this context, the Government of Paraíba adopted the Escola da Escolha model, with a view to improving the quality of education offered. One of the specific features of the model is the pedagogy of presence, in which we highlight tutoring, an educational practice in which teachers monitor students more closely. In this sense, this research sought to identify the conceptions and practices of teacher-tutors in the context of an Integral Citizen School in the State of Paraíba. Therefore, a qualitative and exploratory research was carried out. The case study had the participation of eighteen teachers who answered an online questionnaire containing ten questions, six of which were open and four were closed. With the data obtained, it was possible to understand how the teachers' practiceswere and their main difficulties. The teachers' speeches led us to observe the similarity between tutoring and Educational Guidance, making it necessary to review the specifics of the comprehensive model, the teachers' working conditions, as well as the valuation and presence of educational advisors in schools.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1275210.36661/2595-4520.2022v5n3.12752Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 49-682595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12752/8533Copyright (c) 2022 Leossandra Cabral de Luna, Francisco Ferreira Dantas Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Luna, Leossandra CabralDantas Filho, Francisco Ferreira2022-08-19T20:52:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12752Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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