Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mertins, Simone
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veloso Galle, Lorita Aparecida, Melo da Silva, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química.
id UFFS-2_a7f4fee088d4e88c460ff99ee79bd7a0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11784
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de QuímicaEste estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1178410.36661/2595-4520.2020v3i3.11784Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 190 a 2072595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784/7523Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMertins, SimoneVeloso Galle, Lorita AparecidaMelo da Silva, Carla2021-07-13T05:23:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11784Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
title Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
spellingShingle Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
Mertins, Simone
title_short Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
title_full Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
title_fullStr Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
title_full_unstemmed Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
title_sort Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
author Mertins, Simone
author_facet Mertins, Simone
Veloso Galle, Lorita Aparecida
Melo da Silva, Carla
author_role author
author2 Veloso Galle, Lorita Aparecida
Melo da Silva, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mertins, Simone
Veloso Galle, Lorita Aparecida
Melo da Silva, Carla
description Este estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11784
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784/7523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 190 a 207
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612810928128