Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784 |
Resumo: | Este estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química. |
id |
UFFS-2_a7f4fee088d4e88c460ff99ee79bd7a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11784 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de QuímicaEste estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1178410.36661/2595-4520.2020v3i3.11784Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 190 a 2072595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784/7523Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMertins, SimoneVeloso Galle, Lorita AparecidaMelo da Silva, Carla2021-07-13T05:23:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11784Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
title |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
spellingShingle |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química Mertins, Simone |
title_short |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
title_full |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
title_fullStr |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
title_full_unstemmed |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
title_sort |
Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química |
author |
Mertins, Simone |
author_facet |
Mertins, Simone Veloso Galle, Lorita Aparecida Melo da Silva, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Veloso Galle, Lorita Aparecida Melo da Silva, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mertins, Simone Veloso Galle, Lorita Aparecida Melo da Silva, Carla |
description |
Este estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11784 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11784/7523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Simone Simone Mertins, Lorita Aparecida Veloso Galle, Carla Melo da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 190 a 207 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612810928128 |