Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas Fernández, Armando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medina Rivera, Cristian Camilo, Mosquera, Jonathan Andrés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12459
Resumo: Esta pesquisa se propôs a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da conservação da fauna silvestre no departamento de Huila, Colômbia por meio do desenvolvimento de uma Unidade Didática com alunos da oitava (8ª) série de uma Instituição de Ensino localizada em área rural do município de Villavieja. Para isso, iniciou-se uma abordagem mista, onde foi elaborado e validado um questionário para investigar as concepções e posicionamentos dos alunos em relação à conservação da fauna presente em ecossistemas locais como a Floresta Tropical Seca de La Tatacoa. Em seguida, foi desenvolvida uma intervenção em sala de aula estruturada em quatro temas e uma viagem de campo. Assim, destaca-se que as concepções dos alunos do grupo intervenção em torno do objeto de estudo, foram mobilizadas a partir de posições iniciais reducionistas em relação ao meio imediato, onde privilegiaram o benefício econômico da região em função da atividade turística, em direção aos níveis ideais de conhecimento científico em um último momento, refletindo sobre a conservação do meio ambiente e das espécies presentes nos ecossistemas junto ao contexto escolar.
id UFFS-2_aae6a4174e97e7304c8c9e25cdf7e5fc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12459
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de ColombiaEsta pesquisa se propôs a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da conservação da fauna silvestre no departamento de Huila, Colômbia por meio do desenvolvimento de uma Unidade Didática com alunos da oitava (8ª) série de uma Instituição de Ensino localizada em área rural do município de Villavieja. Para isso, iniciou-se uma abordagem mista, onde foi elaborado e validado um questionário para investigar as concepções e posicionamentos dos alunos em relação à conservação da fauna presente em ecossistemas locais como a Floresta Tropical Seca de La Tatacoa. Em seguida, foi desenvolvida uma intervenção em sala de aula estruturada em quatro temas e uma viagem de campo. Assim, destaca-se que as concepções dos alunos do grupo intervenção em torno do objeto de estudo, foram mobilizadas a partir de posições iniciais reducionistas em relação ao meio imediato, onde privilegiaram o benefício econômico da região em função da atividade turística, em direção aos níveis ideais de conhecimento científico em um último momento, refletindo sobre a conservação do meio ambiente e das espécies presentes nos ecossistemas junto ao contexto escolar.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1245910.36661/2595-4520.2021v4i6.12459Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 63-832595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12459/8164Copyright (c) 2021 Armando Vargas Fernández, Cristian Camilo Medina Rivera, Jonathan Andrés Mosquerahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargas Fernández, ArmandoMedina Rivera, Cristian CamiloMosquera, Jonathan Andrés2021-10-09T06:00:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12459Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
title Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
spellingShingle Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
Vargas Fernández, Armando
title_short Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
title_full Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
title_fullStr Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
title_full_unstemmed Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
title_sort Unidad didáctica sobre la conservación de la fauna, una experiencia con escuela rural en el sur de Colombia
author Vargas Fernández, Armando
author_facet Vargas Fernández, Armando
Medina Rivera, Cristian Camilo
Mosquera, Jonathan Andrés
author_role author
author2 Medina Rivera, Cristian Camilo
Mosquera, Jonathan Andrés
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas Fernández, Armando
Medina Rivera, Cristian Camilo
Mosquera, Jonathan Andrés
description Esta pesquisa se propôs a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da conservação da fauna silvestre no departamento de Huila, Colômbia por meio do desenvolvimento de uma Unidade Didática com alunos da oitava (8ª) série de uma Instituição de Ensino localizada em área rural do município de Villavieja. Para isso, iniciou-se uma abordagem mista, onde foi elaborado e validado um questionário para investigar as concepções e posicionamentos dos alunos em relação à conservação da fauna presente em ecossistemas locais como a Floresta Tropical Seca de La Tatacoa. Em seguida, foi desenvolvida uma intervenção em sala de aula estruturada em quatro temas e uma viagem de campo. Assim, destaca-se que as concepções dos alunos do grupo intervenção em torno do objeto de estudo, foram mobilizadas a partir de posições iniciais reducionistas em relação ao meio imediato, onde privilegiaram o benefício econômico da região em função da atividade turística, em direção aos níveis ideais de conhecimento científico em um último momento, refletindo sobre a conservação do meio ambiente e das espécies presentes nos ecossistemas junto ao contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12459
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12459
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12459
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12459/8164
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 63-83
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613582680064