As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118 |
Resumo: | Este estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos? Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas. |
id |
UFFS-2_ae16595e7e4d39848c30fe823d51be44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12118 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituaisEste estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos? Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211810.36661/2595-4520.2021v4i3.12118Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 41-57Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 41-572595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118/7801Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMertins, Simoneda Silva, Carla MeloRosa, Marcelo AmaralGüntzel Ramos, Maurivan2024-08-01T12:06:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12118Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
title |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
spellingShingle |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais Mertins, Simone |
title_short |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
title_full |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
title_fullStr |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
title_full_unstemmed |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
title_sort |
As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais |
author |
Mertins, Simone |
author_facet |
Mertins, Simone da Silva, Carla Melo Rosa, Marcelo Amaral Güntzel Ramos, Maurivan |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Carla Melo Rosa, Marcelo Amaral Güntzel Ramos, Maurivan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mertins, Simone da Silva, Carla Melo Rosa, Marcelo Amaral Güntzel Ramos, Maurivan |
description |
Este estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos? Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12118 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118/7801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 41-57 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 41-57 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704928597409792 |