As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mertins, Simone
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Carla Melo, Rosa, Marcelo Amaral, Güntzel Ramos, Maurivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118
Resumo: Este estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos?  Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas.
id UFFS-2_ae16595e7e4d39848c30fe823d51be44
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12118
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituaisEste estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos?  Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211810.36661/2595-4520.2021v4i3.12118Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 41-57Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 41-572595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118/7801Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMertins, Simoneda Silva, Carla MeloRosa, Marcelo AmaralGüntzel Ramos, Maurivan2024-08-01T12:06:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12118Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
title As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
spellingShingle As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
Mertins, Simone
title_short As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
title_full As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
title_fullStr As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
title_full_unstemmed As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
title_sort As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais
author Mertins, Simone
author_facet Mertins, Simone
da Silva, Carla Melo
Rosa, Marcelo Amaral
Güntzel Ramos, Maurivan
author_role author
author2 da Silva, Carla Melo
Rosa, Marcelo Amaral
Güntzel Ramos, Maurivan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mertins, Simone
da Silva, Carla Melo
Rosa, Marcelo Amaral
Güntzel Ramos, Maurivan
description Este estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos?  Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12118
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12118/7801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Simone Mertins, Carla Melo da Silva, Marcelo Amaral Rosa, Maurivan Güntzel Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 41-57
Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 41-57
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704928597409792