Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953 |
Resumo: | O século XX caracterizou-se por um anseio de inclusão para alunos com algum tipo de necessidade física. A utilização de modelos táteis é um recurso didático que proporciona aos educandos, deficientes visuais, a formação de imagens mentais (não visuais e/ou visuais) facilitando e possibilitando o ensino e a aprendizagem em Ciências. O objetivo desse trabalho foi a confecção de recursos didáticos (modelos táteis), por alunos sem deficiência visual, com a temática Zoologia, que possam ser utilizados pelos alunos, com deficiência visual, auxiliando-os em suas práticas de ensino. A metodologia desenvolvida ocorreu em cinco momentos: brainstorming, observação, identificação de novidades evolutivas, confecção e socialização. Na avaliação da atividade foi aplicado um questionário aos alunos. As confecções de modelos táteis contribuíram para um ensino mais efetivo e dinâmico aos alunos, propiciando o conhecimento científico por meio das habilidades artísticas, sensibilizando-os acerca da importância de inclusão e respeito às diferenças, uma vez que o conhecimento é um direito de todos. |
id |
UFFS-2_ae2b87d750e9bc3c578a343a5c87328c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10953 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em CiênciasO século XX caracterizou-se por um anseio de inclusão para alunos com algum tipo de necessidade física. A utilização de modelos táteis é um recurso didático que proporciona aos educandos, deficientes visuais, a formação de imagens mentais (não visuais e/ou visuais) facilitando e possibilitando o ensino e a aprendizagem em Ciências. O objetivo desse trabalho foi a confecção de recursos didáticos (modelos táteis), por alunos sem deficiência visual, com a temática Zoologia, que possam ser utilizados pelos alunos, com deficiência visual, auxiliando-os em suas práticas de ensino. A metodologia desenvolvida ocorreu em cinco momentos: brainstorming, observação, identificação de novidades evolutivas, confecção e socialização. Na avaliação da atividade foi aplicado um questionário aos alunos. As confecções de modelos táteis contribuíram para um ensino mais efetivo e dinâmico aos alunos, propiciando o conhecimento científico por meio das habilidades artísticas, sensibilizando-os acerca da importância de inclusão e respeito às diferenças, uma vez que o conhecimento é um direito de todos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1095310.36661/2595-4520.2019v2i4.10953Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 364-3742595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953/7335Copyright (c) 2019 Ricardo Ferreira Vale, Ronaldo Adriano Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Ricardo FerreiraSilva, Ronaldo Adriano2021-07-13T05:24:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10953Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
title |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
spellingShingle |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Vale, Ricardo Ferreira |
title_short |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
title_full |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
title_fullStr |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
title_full_unstemmed |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
title_sort |
Zoo arthropoda: um recurso didático construído para a sensibilização de inclusão no processo de ensino e aprendizagem em Ciências |
author |
Vale, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Vale, Ricardo Ferreira Silva, Ronaldo Adriano |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ronaldo Adriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Ricardo Ferreira Silva, Ronaldo Adriano |
description |
O século XX caracterizou-se por um anseio de inclusão para alunos com algum tipo de necessidade física. A utilização de modelos táteis é um recurso didático que proporciona aos educandos, deficientes visuais, a formação de imagens mentais (não visuais e/ou visuais) facilitando e possibilitando o ensino e a aprendizagem em Ciências. O objetivo desse trabalho foi a confecção de recursos didáticos (modelos táteis), por alunos sem deficiência visual, com a temática Zoologia, que possam ser utilizados pelos alunos, com deficiência visual, auxiliando-os em suas práticas de ensino. A metodologia desenvolvida ocorreu em cinco momentos: brainstorming, observação, identificação de novidades evolutivas, confecção e socialização. Na avaliação da atividade foi aplicado um questionário aos alunos. As confecções de modelos táteis contribuíram para um ensino mais efetivo e dinâmico aos alunos, propiciando o conhecimento científico por meio das habilidades artísticas, sensibilizando-os acerca da importância de inclusão e respeito às diferenças, uma vez que o conhecimento é um direito de todos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10953 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10953/7335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ricardo Ferreira Vale, Ronaldo Adriano Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ricardo Ferreira Vale, Ronaldo Adriano Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 364-374 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612001427456 |