Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Laís Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Colagrande, Elaine Angelina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores.  Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula.
id UFFS-2_af9356e035a0b62d8633adc784aac466
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12385
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores.  Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1238510.36661/2595-4520.2021v4i6.12385Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 395-416Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 395-4162595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385/8217Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrandehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Laís MendesColagrande, Elaine Angelina2024-08-01T12:01:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12385Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
title Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
spellingShingle Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
Alvarenga, Laís Mendes
title_short Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
title_full Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
title_fullStr Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
title_full_unstemmed Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
title_sort Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
author Alvarenga, Laís Mendes
author_facet Alvarenga, Laís Mendes
Colagrande, Elaine Angelina
author_role author
author2 Colagrande, Elaine Angelina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Laís Mendes
Colagrande, Elaine Angelina
description O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores.  Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12385
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385/8217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrande
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrande
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 395-416
Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 395-416
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704928689684480