Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores. Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula. |
id |
UFFS-2_af9356e035a0b62d8633adc784aac466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12385 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC)O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores. Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1238510.36661/2595-4520.2021v4i6.12385Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 395-416Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 395-4162595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385/8217Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrandehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Laís MendesColagrande, Elaine Angelina2024-08-01T12:01:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12385Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
title |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
spellingShingle |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) Alvarenga, Laís Mendes |
title_short |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
title_full |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
title_fullStr |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
title_full_unstemmed |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
title_sort |
Possibilidades didáticas do uso de um filme para discutir a Natureza da Ciência (NdC) |
author |
Alvarenga, Laís Mendes |
author_facet |
Alvarenga, Laís Mendes Colagrande, Elaine Angelina |
author_role |
author |
author2 |
Colagrande, Elaine Angelina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Laís Mendes Colagrande, Elaine Angelina |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades didáticas da utilização de um filme comercial como recurso didático para discutir aspectos consensuais da Natureza da Ciência (NdC) em diferentes níveis de ensino. Ainda que a finalidade do filme não seja exatamente pedagógica, ele pode auxiliar uma formação cultural e social, favorecendo reflexões sobre a Ciência. Tal ideia surgiu a partir da leitura de pesquisas cujos resultados evidenciam concepções reducionistas ou equivocadas acerca do cientista e do desenvolvimento da Ciência, tanto de estudantes quanto de professores. Para identificar as possibilidades, foi selecionado um conjunto de cenas consideradas relevantes para discutir aspectos da NdC. Posteriormente foi realizada a análise fílmica, buscando pontos de diálogo com aspectos consensuais da NdC presentes na literatura. Os resultados da análise fílmica apontaram a existência de cenas que são potenciais para promover discussões e debates sobre a NdC em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12385 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12385/8217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrande http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lais Mendes Alvarenga, Elaine Angelina Colagrande http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 395-416 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 395-416 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704928689684480 |