Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidotti, Charles dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Heckler, Valmir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020
Resumo: Neste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões.   
id UFFS-2_b2d2986fb0bc4605a49d05ef02fa43f0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11020
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Etnopesquisa-Formação com professores de CiênciasNeste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões.   Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1102010.36661/2595-4520.2019v2i4.11020Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 119-1402595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020/7322Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Hecklerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuidotti, Charles dos SantosHeckler, Valmir2021-07-13T05:24:58Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11020Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:58Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
title Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
spellingShingle Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
Guidotti, Charles dos Santos
title_short Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
title_full Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
title_fullStr Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
title_full_unstemmed Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
title_sort Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
author Guidotti, Charles dos Santos
author_facet Guidotti, Charles dos Santos
Heckler, Valmir
author_role author
author2 Heckler, Valmir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidotti, Charles dos Santos
Heckler, Valmir
description Neste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11020
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020/7322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Heckler
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Heckler
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 119-140
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612024496128