Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões. |
id |
UFFS-2_b2d2986fb0bc4605a49d05ef02fa43f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11020 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnopesquisa-Formação com professores de CiênciasNeste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões. Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1102010.36661/2595-4520.2019v2i4.11020Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 119-1402595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020/7322Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Hecklerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuidotti, Charles dos SantosHeckler, Valmir2021-07-13T05:24:58Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11020Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:58Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
title |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
spellingShingle |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências Guidotti, Charles dos Santos |
title_short |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
title_full |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
title_fullStr |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
title_sort |
Etnopesquisa-Formação com professores de Ciências |
author |
Guidotti, Charles dos Santos |
author_facet |
Guidotti, Charles dos Santos Heckler, Valmir |
author_role |
author |
author2 |
Heckler, Valmir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guidotti, Charles dos Santos Heckler, Valmir |
description |
Neste artigo apresentamos uma proposição metodológica com o objetivo de construir compreensões sobre a investigação desde a sala de aula na formação com professores de Ciências. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Ao longo da constituição metodólogica do estudo assumimos a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Um processo de construção de argumentos que abrange interlocuções com as informações do campo empírico, com a aposta na perspectiva da etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. O estudo descreve e exemplifica os processos de análise das informações, ancorados nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), estruturando as categorias de sentido, categorias intermediárias e as finais emergentes no processo metodológico a partir do mergulho fenomenológico com o propósito de comunicar compreensões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11020 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11020/7322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Heckler http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Charles dos Santos Guidotti, Valmir Heckler http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 119-140 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612024496128 |