La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noguez, Janaina Amorim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Garcia, Narjara Mendes, Bersch, Angela Adriane Schmidt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063
Resumo: Objetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres.
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spelling La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémicaThe formation of Environmental Educators from the systemic ecological perspectiveA Formação de Educadores Ambientais a partir da perspectiva ecológica sistêmicaObjetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres.La propuesta de este artículo parte de la posibilidad de interlocución teórica entre la Educación Ambiental Sistémica y la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano –TBDH - de Urie Bronfenbrenner (1917- 2005), al considerar las problemáticas socioambientales actuales y la formación de educadores ambientales. Nos apoyamos en Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) y Boff (1999), para pensar en la Educación Ambiental Sistémica. Capra (2005; 2006; 2019), Bertalanffy (1975) y Santos (2008), nos ayudan en la relfexión de una concepción emergente de la Ciencia. Finalmente, dialogamos con Guimarães (2004), al defender los ejes formativos en el aprendizaje de educadores ambientales, comenzando por la comprensión de la complejidad de los procesos, lo que nos ayuda a interrelacionarnos con la propuesta de TBDH de la categoría procesos como una de las propiedades del sistema sinérgico defendido por esta teoría ecológica.This article’s proposal is based on the possibility of theoretical interlocution between Systemic Environmental Education and the Bioecological Theory of Human Development - TBDH - by Urie Bronfenbrenner (1917- 2005), as we consider current socio-environmental issues and the environmental educators formation. We rely on Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) and Boff (1999), to think about Systemic Environmental Education. Capra (2005; 2006; 2019), Bertalanffy (1975) and Santos (2008), help us to reflect on a Science emerging conception. Finally, we dialogue with Guimarães (2004), when defends the formative axes in the environmental educators formation, starting from the complexity of the processes understanding; this helps us to interrelate us with the proposition of TBDH from the process category as one of the properties of the synergistic system defended by this ecological theory.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1306310.36661/2595-4520.2023v6n6.13063Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 278-2962595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063/9087Copyright (c) 2023 Janaina Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia, Angela Adriane Schmidt Berschhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNoguez, Janaina AmorimGarcia, Narjara MendesBersch, Angela Adriane Schmidt2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13063Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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