La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063 |
Resumo: | Objetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres. |
id |
UFFS-2_b4dfc84293dc4e708b0cecb0e42a1f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13063 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémicaThe formation of Environmental Educators from the systemic ecological perspectiveA Formação de Educadores Ambientais a partir da perspectiva ecológica sistêmicaObjetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres.La propuesta de este artículo parte de la posibilidad de interlocución teórica entre la Educación Ambiental Sistémica y la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano –TBDH - de Urie Bronfenbrenner (1917- 2005), al considerar las problemáticas socioambientales actuales y la formación de educadores ambientales. Nos apoyamos en Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) y Boff (1999), para pensar en la Educación Ambiental Sistémica. Capra (2005; 2006; 2019), Bertalanffy (1975) y Santos (2008), nos ayudan en la relfexión de una concepción emergente de la Ciencia. Finalmente, dialogamos con Guimarães (2004), al defender los ejes formativos en el aprendizaje de educadores ambientales, comenzando por la comprensión de la complejidad de los procesos, lo que nos ayuda a interrelacionarnos con la propuesta de TBDH de la categoría procesos como una de las propiedades del sistema sinérgico defendido por esta teoría ecológica.This article’s proposal is based on the possibility of theoretical interlocution between Systemic Environmental Education and the Bioecological Theory of Human Development - TBDH - by Urie Bronfenbrenner (1917- 2005), as we consider current socio-environmental issues and the environmental educators formation. We rely on Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) and Boff (1999), to think about Systemic Environmental Education. Capra (2005; 2006; 2019), Bertalanffy (1975) and Santos (2008), help us to reflect on a Science emerging conception. Finally, we dialogue with Guimarães (2004), when defends the formative axes in the environmental educators formation, starting from the complexity of the processes understanding; this helps us to interrelate us with the proposition of TBDH from the process category as one of the properties of the synergistic system defended by this ecological theory.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1306310.36661/2595-4520.2023v6n6.13063Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 278-2962595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063/9087Copyright (c) 2023 Janaina Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia, Angela Adriane Schmidt Berschhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNoguez, Janaina AmorimGarcia, Narjara MendesBersch, Angela Adriane Schmidt2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13063Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica The formation of Environmental Educators from the systemic ecological perspective A Formação de Educadores Ambientais a partir da perspectiva ecológica sistêmica |
title |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
spellingShingle |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica Noguez, Janaina Amorim |
title_short |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
title_full |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
title_fullStr |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
title_full_unstemmed |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
title_sort |
La formación de educadores ambientales con la perspectiva ecológica sistémica |
author |
Noguez, Janaina Amorim |
author_facet |
Noguez, Janaina Amorim Garcia, Narjara Mendes Bersch, Angela Adriane Schmidt |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Narjara Mendes Bersch, Angela Adriane Schmidt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noguez, Janaina Amorim Garcia, Narjara Mendes Bersch, Angela Adriane Schmidt |
description |
Objetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13063 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13063/9087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Janaina Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia, Angela Adriane Schmidt Bersch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Janaina Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia, Angela Adriane Schmidt Bersch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 278-296 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614133182464 |