A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782 |
Resumo: | O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada. |
id |
UFFS-2_b547abf11d416ee173cb80c9d6c76361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11782 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSulO artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1178210.36661/2595-4520.2020v3i3.11782Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 174-1892595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782/7524Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganelihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Maria RaquelManganeli, Marineiva Teresinha de Melo2021-07-13T05:23:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11782Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
title |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
spellingShingle |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul Caetano, Maria Raquel |
title_short |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
title_full |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
title_fullStr |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
title_full_unstemmed |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
title_sort |
A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul |
author |
Caetano, Maria Raquel |
author_facet |
Caetano, Maria Raquel Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo |
description |
O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11782 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782/7524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganeli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganeli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 174-189 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612807782400 |