A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782
Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada.
id UFFS-2_b547abf11d416ee173cb80c9d6c76361
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11782
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSulO artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1178210.36661/2595-4520.2020v3i3.11782Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 174-1892595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782/7524Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganelihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Maria RaquelManganeli, Marineiva Teresinha de Melo2021-07-13T05:23:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11782Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
title A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
spellingShingle A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
Caetano, Maria Raquel
title_short A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
title_full A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
title_fullStr A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
title_full_unstemmed A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
title_sort A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul
author Caetano, Maria Raquel
author_facet Caetano, Maria Raquel
Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo
author_role author
author2 Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
Manganeli, Marineiva Teresinha de Melo
description O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul-Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019. Essa pesquisa buscou produzir melhorias qualitativas no processo de ensino e aprendizagem através do uso da pesquisa. Partiu-se de uma ação intencional para desenvolver o eixo formativo do curso na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ao longo do processo essa prática foi sendo construída especialmente pelos estudantes com a mediação dos professores, a partir da metodologia da problematização. Percebemos que a concepção da pesquisa como princípio educativo e pedagógico buscou articular a construção do conhecimento ao projeto pedagógico do curso e a uma concepção de educação integrada. Buscamos, com essa experiência inicial, a formação dos estudantes numa perspectiva integral e integrada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11782
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11782/7524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganeli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Raquel Caetano, Marineiva Teresinha de Melo Manganeli
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 174-189
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612807782400