Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Pablo João Canal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Possel, Bianca, Foscarin, Armando, da Rosa, Cleci T. Werner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563
Resumo: A pandemia causada pelo coronavírus, durante o ano de 2020, explicitou um problema nas redes: a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, informações incorretas e argumentos falaciosos que tentaram minar a opinião pública. Tais argumentos constituem-se muitas vezes como informações pseudocientíficas, ou seja, que apesar de não possuírem validade, tentam passar-se por cientificamente aceitos, bem como argumentos anticientíficos, que simplesmente negam toda à razão e bom senso visando atacar a ciência. Partindo deste contexto, é possível que o estudo de lógica argumentativa voltado à Alfabetização Científica entre os jovens, possa ser um recurso para preparar os jovens criticamente para o contato com a desinformação, ou seja, para torná-los alfabetizados cientificamente. Buscando-se discutir esse tema, o presente artigo apresenta na forma de um ensaio aspectos bibliográficos que possam estabelecer um diálogo entre a alfabetização científica e a lógica filosófica. A partir das reflexões decorrentes desse estudo, considera-se que a lógica argumentativa possa vir a colaborar com o processo de alfabetização científica em jovens e crianças, ajudando a desenvolver pensamento crítico e reflexivo frente às artimanhas pseudocientíficas tão disseminadas na contemporaneidade.
id UFFS-2_b637464f5ad5d734f16f4b65d1b97a30
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12563
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científicaA pandemia causada pelo coronavírus, durante o ano de 2020, explicitou um problema nas redes: a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, informações incorretas e argumentos falaciosos que tentaram minar a opinião pública. Tais argumentos constituem-se muitas vezes como informações pseudocientíficas, ou seja, que apesar de não possuírem validade, tentam passar-se por cientificamente aceitos, bem como argumentos anticientíficos, que simplesmente negam toda à razão e bom senso visando atacar a ciência. Partindo deste contexto, é possível que o estudo de lógica argumentativa voltado à Alfabetização Científica entre os jovens, possa ser um recurso para preparar os jovens criticamente para o contato com a desinformação, ou seja, para torná-los alfabetizados cientificamente. Buscando-se discutir esse tema, o presente artigo apresenta na forma de um ensaio aspectos bibliográficos que possam estabelecer um diálogo entre a alfabetização científica e a lógica filosófica. A partir das reflexões decorrentes desse estudo, considera-se que a lógica argumentativa possa vir a colaborar com o processo de alfabetização científica em jovens e crianças, ajudando a desenvolver pensamento crítico e reflexivo frente às artimanhas pseudocientíficas tão disseminadas na contemporaneidade.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1256310.36661/2595-4520.2021v4i5.12563Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 123-1392595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563/8053Copyright (c) 2021 Pablo João Canal da Costa, Bianca Possel, Armando Foscarin, Cleci Werner da Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Pablo João CanalPossel, BiancaFoscarin, Armandoda Rosa, Cleci T. Werner2021-08-21T05:40:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12563Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:15Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
title Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
da Costa, Pablo João Canal
title_short Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
title_full Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
title_sort Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica
author da Costa, Pablo João Canal
author_facet da Costa, Pablo João Canal
Possel, Bianca
Foscarin, Armando
da Rosa, Cleci T. Werner
author_role author
author2 Possel, Bianca
Foscarin, Armando
da Rosa, Cleci T. Werner
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Pablo João Canal
Possel, Bianca
Foscarin, Armando
da Rosa, Cleci T. Werner
description A pandemia causada pelo coronavírus, durante o ano de 2020, explicitou um problema nas redes: a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, informações incorretas e argumentos falaciosos que tentaram minar a opinião pública. Tais argumentos constituem-se muitas vezes como informações pseudocientíficas, ou seja, que apesar de não possuírem validade, tentam passar-se por cientificamente aceitos, bem como argumentos anticientíficos, que simplesmente negam toda à razão e bom senso visando atacar a ciência. Partindo deste contexto, é possível que o estudo de lógica argumentativa voltado à Alfabetização Científica entre os jovens, possa ser um recurso para preparar os jovens criticamente para o contato com a desinformação, ou seja, para torná-los alfabetizados cientificamente. Buscando-se discutir esse tema, o presente artigo apresenta na forma de um ensaio aspectos bibliográficos que possam estabelecer um diálogo entre a alfabetização científica e a lógica filosófica. A partir das reflexões decorrentes desse estudo, considera-se que a lógica argumentativa possa vir a colaborar com o processo de alfabetização científica em jovens e crianças, ajudando a desenvolver pensamento crítico e reflexivo frente às artimanhas pseudocientíficas tão disseminadas na contemporaneidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12563
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563/8053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pablo João Canal da Costa, Bianca Possel, Armando Foscarin, Cleci Werner da Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pablo João Canal da Costa, Bianca Possel, Armando Foscarin, Cleci Werner da Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 123-139
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613612040192