Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delabio, Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Piai Cedran, Débora, Mori, Lorraine, Michellan Kioranis, Neide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132
Resumo: A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência.  
id UFFS-2_bf5b5cdc3e6b97858e8e071afd02767e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12132
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologiaA divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213210.36661/2595-4520.2021v4i3.12132Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 273-2902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132/7809Copyright (c) 2021 Fernando Delabio, Débora Piai Cedran, Lorraine Mori, Neide Maria Michellan Kioranishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelabio, FernandoPiai Cedran, DéboraMori, LorraineMichellan Kioranis, Neide Maria2021-07-13T05:20:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12132Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:56Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
title Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
spellingShingle Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
Delabio, Fernando
title_short Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
title_full Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
title_fullStr Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
title_full_unstemmed Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
title_sort Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
author Delabio, Fernando
author_facet Delabio, Fernando
Piai Cedran, Débora
Mori, Lorraine
Michellan Kioranis, Neide Maria
author_role author
author2 Piai Cedran, Débora
Mori, Lorraine
Michellan Kioranis, Neide Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delabio, Fernando
Piai Cedran, Débora
Mori, Lorraine
Michellan Kioranis, Neide Maria
description A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132/7809
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 273-290
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613245038592