Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132 |
Resumo: | A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência. |
id |
UFFS-2_bf5b5cdc3e6b97858e8e071afd02767e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12132 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologiaA divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213210.36661/2595-4520.2021v4i3.12132Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 273-2902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132/7809Copyright (c) 2021 Fernando Delabio, Débora Piai Cedran, Lorraine Mori, Neide Maria Michellan Kioranishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelabio, FernandoPiai Cedran, DéboraMori, LorraineMichellan Kioranis, Neide Maria2021-07-13T05:20:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12132Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:56Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
title |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia Delabio, Fernando |
title_short |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
title_full |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
title_sort |
Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia |
author |
Delabio, Fernando |
author_facet |
Delabio, Fernando Piai Cedran, Débora Mori, Lorraine Michellan Kioranis, Neide Maria |
author_role |
author |
author2 |
Piai Cedran, Débora Mori, Lorraine Michellan Kioranis, Neide Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delabio, Fernando Piai Cedran, Débora Mori, Lorraine Michellan Kioranis, Neide Maria |
description |
A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132/7809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 273-290 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613245038592 |