Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662 |
Resumo: | O ensino de Botânica é por vezes considerado difícil e desestimulante não somente por parte dos alunos, mas também por muitos professores. Tal desinteresse vem da falta de contextualização dos conteúdos que são trabalhados de forma fragmentada e sem contextualização. Neste sentido, buscamos aplicar uma metodologia diferenciada durante o desenvolvimento do conteúdo “briófitas” da disciplina de Botânica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, foi utilizada uma metodologia científica padronizada para averiguar a capacidade de reidratação de duas diferentes espécies de briófitas (condição poiquilohídrica). O conteúdo foi inicialmente trabalhado de forma teórico/prática com os alunos, sendo que o experimento foi então conduzido utilizando-se do rigor metodológico típico de um experimento científico, com formulação de hipótese e questões a serem respondidas. Ao longo de todo o processo houve participação e interesse por parte dos acadêmicos, que buscaram discutir e compreender os resultados obtidos. Foi possível apresentar, desenvolver e aplicar uma metodologia diferencial capaz de enriquecer o aprendizado dos alunos e tornar a ciência Botânica mais atrativa e alinhada ao cotidiano dos alunos. |
id |
UFFS-2_c3fe55eaf308b7c96eaaf527ac33da10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13662 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitasWorking on the teaching/research interface in the discipline of Botany: reports of an experimente with bryophytesTrabalhando a interface ensino/pesquisa na disciplina de Botânica: relatos de um experimento com briófitasO ensino de Botânica é por vezes considerado difícil e desestimulante não somente por parte dos alunos, mas também por muitos professores. Tal desinteresse vem da falta de contextualização dos conteúdos que são trabalhados de forma fragmentada e sem contextualização. Neste sentido, buscamos aplicar uma metodologia diferenciada durante o desenvolvimento do conteúdo “briófitas” da disciplina de Botânica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, foi utilizada uma metodologia científica padronizada para averiguar a capacidade de reidratação de duas diferentes espécies de briófitas (condição poiquilohídrica). O conteúdo foi inicialmente trabalhado de forma teórico/prática com os alunos, sendo que o experimento foi então conduzido utilizando-se do rigor metodológico típico de um experimento científico, com formulação de hipótese e questões a serem respondidas. Ao longo de todo o processo houve participação e interesse por parte dos acadêmicos, que buscaram discutir e compreender os resultados obtidos. Foi possível apresentar, desenvolver e aplicar uma metodologia diferencial capaz de enriquecer o aprendizado dos alunos e tornar a ciência Botânica mais atrativa e alinhada ao cotidiano dos alunos.Botany teaching is sometimes considered difficult and discouraging not only by students, but also by many teachers. Such lack of interest comes from the lack of contextualization of the contents that are worked in a fragmented way and without contextualization. In this sense, we seek to apply a differentiated methodology during the development of the “bryophytes” content of the Botany discipline of the Biological Sciences course. For this purpose, a standardized scientific methodology was used to investigate the rehydration capacity of two different species of bryophytes (poikilohydric condition). The content was initially worked in a theoretical/practical way with the students, and the experiment was then conducted using the methodological rigor typical of a scientific experiment, with the formulation of hypotheses and questions to be answered. Throughout the process there was participation and interest on the part of academics, who sought to discuss and understand the results obtained. It was possible to present, develop and apply a differential methodology capable of enriching students learning and making botanical science more attractive and aligned with students’ daily lives.La enseñanza de la botánica a veces se considera difícil y desalentadora no solo por los estudiantes, sino también por muchos profesores. Tal falta de interés proviene de la falta de contextualización de los contenidos que se trabajan de manera fragmentada y sin contextualización. En este sentido, buscamos aplicar una metodología diferenciada durante el desarrollo del contenido “briofitas” de la disciplina Botánica de la carrera de Ciencias Biológicas. Para ello, se utilizó una metodología científica estandarizada para investigar la capacidad de rehidratación de dos especies diferentes de briófitas (condición poiquilohídrica). El contenido se trabajó inicialmente de forma teórico/práctica con los alumnos, y luego se realizó el experimento con el rigor metodológico propio de un experimento científico, con la formulación de hipótesis y preguntas a responder. Durante todo el proceso hubo participación e interés por parte de los académicos, quienes buscaron discutir y comprender los resultados obtenidos. Se logró presentar, desarrollar y aplicar una metodología diferencial capaz de enriquecer el aprendizaje de los estudiantes y hacer la ciencia botánica más atractiva y alineada con el día a día de los estudiantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1366210.36661/2595-4520.2023v6n3.13662Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 71-842595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662/8886http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntonio Krupek, Rogério2023-06-23T14:54:07Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13662Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-06-23T14:54:07Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas Working on the teaching/research interface in the discipline of Botany: reports of an experimente with bryophytes Trabalhando a interface ensino/pesquisa na disciplina de Botânica: relatos de um experimento com briófitas |
title |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
spellingShingle |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas Antonio Krupek, Rogério |
title_short |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
title_full |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
title_fullStr |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
title_full_unstemmed |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
title_sort |
Trabajando la interfase docencia/investigación en la disciplina de Botánica: relatos de un experimento con briófitas |
author |
Antonio Krupek, Rogério |
author_facet |
Antonio Krupek, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Krupek, Rogério |
description |
O ensino de Botânica é por vezes considerado difícil e desestimulante não somente por parte dos alunos, mas também por muitos professores. Tal desinteresse vem da falta de contextualização dos conteúdos que são trabalhados de forma fragmentada e sem contextualização. Neste sentido, buscamos aplicar uma metodologia diferenciada durante o desenvolvimento do conteúdo “briófitas” da disciplina de Botânica do curso de Ciências Biológicas. Para tanto, foi utilizada uma metodologia científica padronizada para averiguar a capacidade de reidratação de duas diferentes espécies de briófitas (condição poiquilohídrica). O conteúdo foi inicialmente trabalhado de forma teórico/prática com os alunos, sendo que o experimento foi então conduzido utilizando-se do rigor metodológico típico de um experimento científico, com formulação de hipótese e questões a serem respondidas. Ao longo de todo o processo houve participação e interesse por parte dos acadêmicos, que buscaram discutir e compreender os resultados obtidos. Foi possível apresentar, desenvolver e aplicar uma metodologia diferencial capaz de enriquecer o aprendizado dos alunos e tornar a ciência Botânica mais atrativa e alinhada ao cotidiano dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13662 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n3.13662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13662/8886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 3 (2023): Revista Insignare Scientia - Edição Especial: "Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia"; 71-84 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614715142144 |