Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edinalva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833
Resumo: O estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar.
id UFFS-2_d1cc55cb4319bb20e325353e39e114b4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11833
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do CampoO estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183310.36661/2595-4520.2020v3i4.11833Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 460-4762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833/7558Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Edinalva2021-07-13T05:22:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11833Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
title Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
spellingShingle Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
Oliveira, Edinalva
title_short Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
title_full Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
title_fullStr Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
title_full_unstemmed Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
title_sort Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
author Oliveira, Edinalva
author_facet Oliveira, Edinalva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edinalva
description O estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11833
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833/7558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 460-476
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612869648384