Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833 |
Resumo: | O estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar. |
id |
UFFS-2_d1cc55cb4319bb20e325353e39e114b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11833 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do CampoO estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183310.36661/2595-4520.2020v3i4.11833Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 460-4762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833/7558Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Edinalva2021-07-13T05:22:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11833Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
title |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
spellingShingle |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo Oliveira, Edinalva |
title_short |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_full |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_fullStr |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_sort |
Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo |
author |
Oliveira, Edinalva |
author_facet |
Oliveira, Edinalva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edinalva |
description |
O estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11833 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11833/7558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edinalva Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 460-476 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612869648384 |