Conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fumagalli, Laura Mendes Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Thais de Lima dos, Vargas, Veronica de Carvalho, Ilha, Phillip Vilanova
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11019
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11019
Resumo: O estudo objetivou analisar os conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde de escolares do ensino fundamental. A amostra foi composta por 180 escolares do 6° ao 9°ano. Para verificar os comportamentos promotores e de riscos à saúde, empregou-se o questionário Global School-based Student Health Survey e para o estado nutricional foi calculado a adequação IMC/idade. Para análise das questões, utilizou-se, como principal aporte metodológico, a análise de conteúdo, fundamentada na análise categorial, e para os dados quantitativos usou-se a estatística descritiva (frequências, percentuais e médias) e a inferencial (correlação de spearman e qui-quadrado). Constatou-se que a maioria dos alunos associam vida saudável à alimentação saudável e a prática de atividades físicas, compreendem a alimentação saudável como a ingestão de nutrientes que trazem benefícios à saúde, estão expostos a fatores de risco à saúde, como inatividade física, baixo consumo de alimentos considerados marcadores de alimentação saudável e consumo de bebida alcoólicas. Infere-se que há prevalência de comportamentos de riscos entre os adolescentes e destaca-se a necessidade de trabalhar temas sobre promoção da saúde na escola com o objetivo de desenvolver a saúde de forma consciente, segura e efetiva.
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