Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Geilson Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288
Resumo: A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.
id UFFS-2_da0d4742a673346f20c2acd5ad668574
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11288
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicasA abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128810.36661/2595-4520.2020v3i2.11288Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 49-632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288/7473Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidarthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Geilson RodriguesGuimarães Errobidart, Nádia Cristina2021-07-13T05:23:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11288Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
title Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
spellingShingle Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
Da Silva, Geilson Rodrigues
title_short Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
title_full Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
title_fullStr Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
title_full_unstemmed Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
title_sort Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
author Da Silva, Geilson Rodrigues
author_facet Da Silva, Geilson Rodrigues
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
author_role author
author2 Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Geilson Rodrigues
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina
description A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11288
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288/7473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 49-63
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612409323520