Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288 |
Resumo: | A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica. |
id |
UFFS-2_da0d4742a673346f20c2acd5ad668574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11288 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicasA abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128810.36661/2595-4520.2020v3i2.11288Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 49-632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288/7473Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidarthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Geilson RodriguesGuimarães Errobidart, Nádia Cristina2021-07-13T05:23:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11288Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
title |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
spellingShingle |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas Da Silva, Geilson Rodrigues |
title_short |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
title_full |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
title_fullStr |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
title_full_unstemmed |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
title_sort |
Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas |
author |
Da Silva, Geilson Rodrigues |
author_facet |
Da Silva, Geilson Rodrigues Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Geilson Rodrigues Guimarães Errobidart, Nádia Cristina |
description |
A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11288 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11288/7473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 49-63 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612409323520 |