Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo Junior, Ubiraci Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Lucas Santana do, Braga, Jacqueline Ramos Machado, Protázio, Arielson dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656
Resumo: O ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. 
id UFFS-2_de38334af7c683763fe7ee5edd5e5856
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12656
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo BaianoO ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1265610.36661/2595-4520.2022v5n1.12656Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 128-1502595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656/8433Copyright (c) 2022 Ubiraci Reis Carmo Junior, Lucas Santana do Nascimento, Jacqueline Ramos Machado Braga, Arielson dos Santos Protáziohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo Junior, Ubiraci ReisNascimento, Lucas Santana doBraga, Jacqueline Ramos MachadoProtázio, Arielson dos Santos2022-07-22T18:53:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12656Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:53:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
title Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
spellingShingle Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
Carmo Junior, Ubiraci Reis
title_short Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
title_full Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
title_fullStr Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
title_full_unstemmed Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
title_sort Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
author Carmo Junior, Ubiraci Reis
author_facet Carmo Junior, Ubiraci Reis
Nascimento, Lucas Santana do
Braga, Jacqueline Ramos Machado
Protázio, Arielson dos Santos
author_role author
author2 Nascimento, Lucas Santana do
Braga, Jacqueline Ramos Machado
Protázio, Arielson dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo Junior, Ubiraci Reis
Nascimento, Lucas Santana do
Braga, Jacqueline Ramos Machado
Protázio, Arielson dos Santos
description O ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12656
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656/8433
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 128-150
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613647691776