Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656 |
Resumo: | O ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. |
id |
UFFS-2_de38334af7c683763fe7ee5edd5e5856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12656 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo BaianoO ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1265610.36661/2595-4520.2022v5n1.12656Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 128-1502595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656/8433Copyright (c) 2022 Ubiraci Reis Carmo Junior, Lucas Santana do Nascimento, Jacqueline Ramos Machado Braga, Arielson dos Santos Protáziohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo Junior, Ubiraci ReisNascimento, Lucas Santana doBraga, Jacqueline Ramos MachadoProtázio, Arielson dos Santos2022-07-22T18:53:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12656Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:53:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
title |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
spellingShingle |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano Carmo Junior, Ubiraci Reis |
title_short |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
title_full |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
title_fullStr |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
title_full_unstemmed |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
title_sort |
Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano |
author |
Carmo Junior, Ubiraci Reis |
author_facet |
Carmo Junior, Ubiraci Reis Nascimento, Lucas Santana do Braga, Jacqueline Ramos Machado Protázio, Arielson dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Lucas Santana do Braga, Jacqueline Ramos Machado Protázio, Arielson dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo Junior, Ubiraci Reis Nascimento, Lucas Santana do Braga, Jacqueline Ramos Machado Protázio, Arielson dos Santos |
description |
O ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12656 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12656/8433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 128-150 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613647691776 |