Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Alves da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, José Vicente Lima, Ferreira, Aline Guterres, Souza, Greice de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a  própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.                            
id UFFS-2_e13e3ecc89ad066998b5c09a8a1c7fbf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12074
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formalO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a  própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.                            Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207410.36661/2595-4520.2021v4i2.12074Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 77-832595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074/7757Copyright (c) 2021 Daniela Alves da Silva, José Vicente Lima Robaina, Aline Guterres Ferreira, Greice de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniela Alves daRobaina, José Vicente LimaFerreira, Aline GuterresSouza, Greice de2021-07-13T05:21:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12074Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
spellingShingle Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
Silva, Daniela Alves da
title_short Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_full Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_fullStr Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_full_unstemmed Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
title_sort Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
author Silva, Daniela Alves da
author_facet Silva, Daniela Alves da
Robaina, José Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
author_role author
author2 Robaina, José Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Alves da
Robaina, José Vicente Lima
Ferreira, Aline Guterres
Souza, Greice de
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a  própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza.                            
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074/7757
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 77-83
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613178978304