Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza. |
id |
UFFS-2_e13e3ecc89ad066998b5c09a8a1c7fbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12074 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formalO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207410.36661/2595-4520.2021v4i2.12074Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 77-832595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074/7757Copyright (c) 2021 Daniela Alves da Silva, José Vicente Lima Robaina, Aline Guterres Ferreira, Greice de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniela Alves daRobaina, José Vicente LimaFerreira, Aline GuterresSouza, Greice de2021-07-13T05:21:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12074Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
spellingShingle |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal Silva, Daniela Alves da |
title_short |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_full |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_fullStr |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_full_unstemmed |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
title_sort |
Misturas, artesanias e autonomia: Ensino e aprendizagem em ciências da natureza em um espaço não formal |
author |
Silva, Daniela Alves da |
author_facet |
Silva, Daniela Alves da Robaina, José Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, José Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Alves da Robaina, José Vicente Lima Ferreira, Aline Guterres Souza, Greice de |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS localizado no município de Eldorado do Sul/RS. A pesquisa buscou investigar aspectos relevantes no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e saberes da experiência das participantes através da aplicação de uma abordagem temática inspirada em Paulo Freire (1987) em um espaço não formal de ensino. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a observação - participante e questionário. A experiência desenvolvida oportunizou a presente reflexão, autocrítica e futuros desafios, tal como pensar como os espaços não formais, como a própria escola pode contribuir como ferramenta de construção de novos paradigmas onde o educando seja o principal motivador-construtor de seus conhecimentos acerca da Ciências da Natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12074/7757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 77-83 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613178978304 |