Na Contramão dos pedagismos contemporâneos: um elogio da transmissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Jenerton Arlan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schwan, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11075
Resumo: O texto tematiza a importância da transmissão no espaço escolar. Diante das inúmeras críticas endereçadas à escola contemporânea torna-se imprescindível fazer a sua defesa, defesa de sua especificidade, a saber, a transmissão às gerações vindouras do patrimônio’ cultural adquirido pelas gerações anteriores. Nesse sentido, o texto se situa na contramão dos pedagogismos contemporâneos, pedagogismos estes que se movem pelo que denominamos de pathos do novo. Outrossim, esse modo de pensar a escola e a educação das novas gerações corresponde apenas a sua funcionalidade e não àquilo que seria próprio da instituição, ou seja, que faz a escola ser escola? O brilho da escola reside na transmissão do legado histórico e culturalmente produzido pela humanidade possibilitando-se a familiarização dos novos com o mundo e a possibilidade de inseri-los neste. Se o elo da transmissão não tiver mais sentido, então significa que também não precisamos mais de escolas. Encontramos aí um dos efeitos mais notáveis dessa barbárie interior que conduz os que são responsáveis por ela a arruinar a escola de onde eles mesmos saíram. Afinal, por que é que há, ainda hoje, a necessidade de se fazer o elogio da transmissão?
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