O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927 |
Resumo: | O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes. |
id |
UFFS-2_e604912d84c5a8699acb0fd15c1abfca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10927 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto socialO ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1092710.36661/2595-4520.2019v2i4.10927Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 62-78Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 4 (2019): Insignare Scientia Journal; 62-782595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927/7319Copyright (c) 2019 Ana Luiza de Quadros, Giovana França Carneiro Fernandes, Mariana Gonçalves Dias, Laila Thayanne Gomes de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza deFernandes, Giovana França CarneiroDias, Mariana Gonçalvesde Almeida, Laila Thayanne Gomes2024-08-01T12:03:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10927Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
title |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
spellingShingle |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social Quadros, Ana Luiza de |
title_short |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
title_full |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
title_fullStr |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
title_full_unstemmed |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
title_sort |
O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social |
author |
Quadros, Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros, Ana Luiza de Fernandes, Giovana França Carneiro Dias, Mariana Gonçalves de Almeida, Laila Thayanne Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Giovana França Carneiro Dias, Mariana Gonçalves de Almeida, Laila Thayanne Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Ana Luiza de Fernandes, Giovana França Carneiro Dias, Mariana Gonçalves de Almeida, Laila Thayanne Gomes |
description |
O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927/7319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 62-78 Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 4 (2019): Insignare Scientia Journal; 62-78 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704927319195648 |