O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Giovana França Carneiro, Dias, Mariana Gonçalves, de Almeida, Laila Thayanne Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927
Resumo: O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.
id UFFS-2_e604912d84c5a8699acb0fd15c1abfca
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10927
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto socialO ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1092710.36661/2595-4520.2019v2i4.10927Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 62-782595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927/7319Copyright (c) 2019 Ana Luiza de Quadros, Giovana França Carneiro Fernandes, Mariana Gonçalves Dias, Laila Thayanne Gomes de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza deFernandes, Giovana França CarneiroDias, Mariana Gonçalvesde Almeida, Laila Thayanne Gomes2021-07-13T05:25:01Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10927Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:01Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
title O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
spellingShingle O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
Quadros, Ana Luiza de
title_short O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
title_full O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
title_fullStr O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
title_full_unstemmed O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
title_sort O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
author Quadros, Ana Luiza de
author_facet Quadros, Ana Luiza de
Fernandes, Giovana França Carneiro
Dias, Mariana Gonçalves
de Almeida, Laila Thayanne Gomes
author_role author
author2 Fernandes, Giovana França Carneiro
Dias, Mariana Gonçalves
de Almeida, Laila Thayanne Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza de
Fernandes, Giovana França Carneiro
Dias, Mariana Gonçalves
de Almeida, Laila Thayanne Gomes
description O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927/7319
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 62-78
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611999330304