Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Thais Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tonezer, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela.
id UFFS-2_ec85c80cf7bf9f741a17741d5f1a97d7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13371
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudianteThe perceptions of physics teachers about materials and methodological instruments for teaching students with visual impairmentsAs percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visualEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela. This work aims to present and discuss the perceptions of Physics teachers who work in the state education network in the state of Paraná, when dealing with the use of materials and methodological instruments used in the teaching of students with visual impairments. We have as a phenomenological questioning: What is this: teaching Physics to students with visual impairments through instruments, tools and materials from the perspectives and experiences of teachers? With this investigation and analysis, we hope to contribute to the inclusion of visually impaired students in the school environment and to the development of new materials necessary for an inclusive and quality Physics teaching. The analysis of the corpus identified three final emerging categories, they are: i. Possibilities of promoting the teaching of Physics for students with visual impairments; ii. I don't use methodological tools to teach and I don't know exactly what to use and iii. I have little knowledge about tools to teach visually impaired students. We found that teachers highlight tactile materials and sensory stimuli, assistive technology resources and screen readers as possibilities for teaching Physics to students with visual impairments.Este trabajo tiene como objetivo presentar y discutir las percepciones de los profesores de Física que actúan en la red estatal de educación en el estado de Paraná, cuando se trata de la utilización de materiales e instrumentos metodológicos utilizados en la enseñanza de estudiantes con discapacidad visual. Tenemos como cuestionamiento fenomenológico: ¿Qué es esto: enseñar Física a estudiantes con discapacidad visual a través de instrumentos, herramientas y materiales desde las perspectivas y experiencias de los docentes? A través de esta investigación y análisis, esperamos contribuir a la inclusión de alumnos con discapacidad visual en el ámbito escolar y al desarrollo de nuevos materiales necesarios para una enseñanza de la Física inclusiva y de calidad. El análisis del corpus identificó tres últimas categorías emergentes, estas son: i. Posibilidades de promover la enseñanza de la Física para estudiantes con discapacidad visual; ii. No uso herramientas metodológicas para enseñar y no sé exactamente qué usar y iii. Tengo poco conocimiento sobre herramientas para enseñar a estudiantes con discapacidad visual. Encontramos que los docentes destacan los materiales táctiles y los estímulos sensoriales, los recursos de tecnología de asistencia y los lectores de pantalla como posibilidades para enseñar Física a estudiantes con discapacidad visual.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1337110.36661/2595-4520.2023v6n6.13371Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 453-4702595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371/9096Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Thais CristinaTonezer, Camila2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13371Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
The perceptions of physics teachers about materials and methodological instruments for teaching students with visual impairments
As percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visual
title Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
spellingShingle Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
dos Santos, Thais Cristina
title_short Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
title_full Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
title_fullStr Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
title_full_unstemmed Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
title_sort Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
author dos Santos, Thais Cristina
author_facet dos Santos, Thais Cristina
Tonezer, Camila
author_role author
author2 Tonezer, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Thais Cristina
Tonezer, Camila
description Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13371
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371/9096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 453-470
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614349189120