Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela. |
id |
UFFS-2_ec85c80cf7bf9f741a17741d5f1a97d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13371 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudianteThe perceptions of physics teachers about materials and methodological instruments for teaching students with visual impairmentsAs percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visualEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela. This work aims to present and discuss the perceptions of Physics teachers who work in the state education network in the state of Paraná, when dealing with the use of materials and methodological instruments used in the teaching of students with visual impairments. We have as a phenomenological questioning: What is this: teaching Physics to students with visual impairments through instruments, tools and materials from the perspectives and experiences of teachers? With this investigation and analysis, we hope to contribute to the inclusion of visually impaired students in the school environment and to the development of new materials necessary for an inclusive and quality Physics teaching. The analysis of the corpus identified three final emerging categories, they are: i. Possibilities of promoting the teaching of Physics for students with visual impairments; ii. I don't use methodological tools to teach and I don't know exactly what to use and iii. I have little knowledge about tools to teach visually impaired students. We found that teachers highlight tactile materials and sensory stimuli, assistive technology resources and screen readers as possibilities for teaching Physics to students with visual impairments.Este trabajo tiene como objetivo presentar y discutir las percepciones de los profesores de Física que actúan en la red estatal de educación en el estado de Paraná, cuando se trata de la utilización de materiales e instrumentos metodológicos utilizados en la enseñanza de estudiantes con discapacidad visual. Tenemos como cuestionamiento fenomenológico: ¿Qué es esto: enseñar Física a estudiantes con discapacidad visual a través de instrumentos, herramientas y materiales desde las perspectivas y experiencias de los docentes? A través de esta investigación y análisis, esperamos contribuir a la inclusión de alumnos con discapacidad visual en el ámbito escolar y al desarrollo de nuevos materiales necesarios para una enseñanza de la Física inclusiva y de calidad. El análisis del corpus identificó tres últimas categorías emergentes, estas son: i. Posibilidades de promover la enseñanza de la Física para estudiantes con discapacidad visual; ii. No uso herramientas metodológicas para enseñar y no sé exactamente qué usar y iii. Tengo poco conocimiento sobre herramientas para enseñar a estudiantes con discapacidad visual. Encontramos que los docentes destacan los materiales táctiles y los estímulos sensoriales, los recursos de tecnología de asistencia y los lectores de pantalla como posibilidades para enseñar Física a estudiantes con discapacidad visual.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1337110.36661/2595-4520.2023v6n6.13371Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 453-4702595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371/9096Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Thais CristinaTonezer, Camila2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13371Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante The perceptions of physics teachers about materials and methodological instruments for teaching students with visual impairments As percepções dos docentes de Física sobre materiais e instrumentos metodológicos para o Ensino de alunos com deficiência visual |
title |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
spellingShingle |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante dos Santos, Thais Cristina |
title_short |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
title_full |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
title_fullStr |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
title_full_unstemmed |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
title_sort |
Las percepciones de los profesores de física sobre los materiales e instrumentos metodológicos para la enseñanza de estudiante |
author |
dos Santos, Thais Cristina |
author_facet |
dos Santos, Thais Cristina Tonezer, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Tonezer, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Thais Cristina Tonezer, Camila |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre as percepções dos professores de Física que atuam na rede estadual de ensino no estado do Paraná, quando tratamos da utilização de materiais e instrumentos metodológicos utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Possuímos como questionamento fenomenológico: O que é isso: o ensino de Física para alunos com deficiência visual por meio de instrumentos, ferramentas e materiais pelas perspectivas e experiências dos docentes? Esperamos por meio dessa investigação e análise contribuir com a inclusão de alunos com deficiência visual no ambiente escolar e com a elaboração de novos materiais necessário para o ensino de Física inclusivo e de qualidade. A análise do corpus identificou três categorias finais emergentes, são essas: i. Possibilidades para a promoção do ensino de Física para alunos com deficiência visual; ii. Não utilizo instrumentos metodológicos para ensinar e não sei exatamente o que utilizar e iii. Tenho pouco conhecimento sobre instrumentos para o ensino de alunos com deficiência visual. Verificamos que os docentes destacam como possibilidades para o ensino de Física para alunos com deficiência visual os materiais táteis e os estímulos sensoriais, os recursos de tecnologia assistivas e os leitores de tela. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13371 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13371/9096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Camila Tonezer, Thais Cristina dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 453-470 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614349189120 |