Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raquel Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.
id UFFS-2_f00173355ebfe6556d88b23451424656
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12120
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212010.36661/2595-4520.2021v4i3.12120Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 194-2102595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120/7820Copyright (c) 2021 Raquel Gonçalves de Sousa, Fábio Augusto Rodrigues e Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Raquel Gonçalves deSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2021-07-13T05:20:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12120Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
title Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
spellingShingle Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
Sousa, Raquel Gonçalves de
title_short Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
title_full Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
title_fullStr Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
title_full_unstemmed Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
title_sort Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”
author Sousa, Raquel Gonçalves de
author_facet Sousa, Raquel Gonçalves de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_role author
author2 Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raquel Gonçalves de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
description O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120/7820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Gonçalves de Sousa, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Gonçalves de Sousa, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 194-210
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613226164224