Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raquel Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.
id UFOP_d06d4c1299afd14be2ab20ac8d2c883e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15352
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.Developing an actor-network analysis on the Role Playing Game “energizing”.EnergiaJogo pedagógicoAnálise textualEnergyPedagogical gameO artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.The article presents a study about the human elements and not humans who were regimented during the creation of the script for the Role Playing Game “Energizing”. The main theoretical-methodological referential of the research was the Actor-Network which allowed us to investigate in the text developed for the pedagogical game its potential to mobilize teaching and learning processes about energy and its transformations. The textual analysis was made with the support of the software Imurateq through the generation of similarity trees that provided the tracking of interactions among the different elements mobilized in the narrative. It confirms that the concept of energy was present in the sociotechnical network woven in the text as an equilibratory process and indicated the game can be an important didactic resource for learning one of most important themes for Science teaching.2022-09-16T20:52:03Z2022-09-16T20:52:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022.2595-4520http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120O periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Raquel Gonçalves deSilva, Fábio Augusto Rodrigues eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-16T20:52:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15352Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-16T20:52:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
Developing an actor-network analysis on the Role Playing Game “energizing”.
title Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
spellingShingle Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
Sousa, Raquel Gonçalves de
Energia
Jogo pedagógico
Análise textual
Energy
Pedagogical game
title_short Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
title_full Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
title_fullStr Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
title_full_unstemmed Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
title_sort Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
author Sousa, Raquel Gonçalves de
author_facet Sousa, Raquel Gonçalves de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_role author
author2 Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raquel Gonçalves de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Jogo pedagógico
Análise textual
Energy
Pedagogical game
topic Energia
Jogo pedagógico
Análise textual
Energy
Pedagogical game
description O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-09-16T20:52:03Z
2022-09-16T20:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022.
2595-4520
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120
identifier_str_mv SOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022.
2595-4520
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002829132988416