Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências. |
id |
UFOP_d06d4c1299afd14be2ab20ac8d2c883e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/15352 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”.Developing an actor-network analysis on the Role Playing Game “energizing”.EnergiaJogo pedagógicoAnálise textualEnergyPedagogical gameO artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências.The article presents a study about the human elements and not humans who were regimented during the creation of the script for the Role Playing Game “Energizing”. The main theoretical-methodological referential of the research was the Actor-Network which allowed us to investigate in the text developed for the pedagogical game its potential to mobilize teaching and learning processes about energy and its transformations. The textual analysis was made with the support of the software Imurateq through the generation of similarity trees that provided the tracking of interactions among the different elements mobilized in the narrative. It confirms that the concept of energy was present in the sociotechnical network woven in the text as an equilibratory process and indicated the game can be an important didactic resource for learning one of most important themes for Science teaching.2022-09-16T20:52:03Z2022-09-16T20:52:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022.2595-4520http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120O periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Raquel Gonçalves deSilva, Fábio Augusto Rodrigues eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-09-16T20:52:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15352Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-09-16T20:52:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Developing an actor-network analysis on the Role Playing Game “energizing”. |
title |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
spellingShingle |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Sousa, Raquel Gonçalves de Energia Jogo pedagógico Análise textual Energy Pedagogical game |
title_short |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
title_full |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
title_fullStr |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
title_full_unstemmed |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
title_sort |
Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. |
author |
Sousa, Raquel Gonçalves de |
author_facet |
Sousa, Raquel Gonçalves de Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Raquel Gonçalves de Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia Jogo pedagógico Análise textual Energy Pedagogical game |
topic |
Energia Jogo pedagógico Análise textual Energy Pedagogical game |
description |
O artigo apresenta um estudo sobre os elementos humanos e não humanos, que foram arregimentados durante a criação do roteiro para o Role Playing Game “Energizando”. O referencial teórico-metodológico principal da pesquisa foi a Teoria Ator-Rede, que nos permitiu investigar, no texto desenvolvido para o jogo pedagógico, seu potencial para mobilizar processos de ensino e aprendizagem sobre energia e suas transformações. A análise textual foi realizada com o suporte do software Iramuteq por meio da geração de árvores de similitude, que propiciaram o rastreamento de interações entre os diferentes elementos mobilizados na narrativa. Elas confirmaram que o conceito de energia esteve presente na rede sociotécnica tecida no texto como um processo de equilibração e indicaram que o jogo pode ser um recurso didático importante para a aprendizagem de um dos temas mais importantes para o ensino de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-09-16T20:52:03Z 2022-09-16T20:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022. 2595-4520 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120 |
identifier_str_mv |
SOUSA, R. G. de; SILVA, F. A. R. e. Elaborando uma análise ator-rede sobre o Role Playing Game “energizando”. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 194-210, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12120>. Acesso em: 29 abr. 2022. 2595-4520 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15352 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002829132988416 |