Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Álex de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Ester Maria de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13184
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que o conhecimento prévio dos estudantes, por possuir elementos construídos e adquiridos no/a partir do meio em que este vive, tem potencial para auxiliar entendimentos de conteúdos científicos e mobilizar práticas de letramentos críticos. Os letramentos críticos são práticas sociais que religam e interligam diferentes campos epistemológicos e se afirmam na intenção de despertar nos sujeitos o desejo de questionar e se impor ativamente nos contextos sociais. Com intuito de analisar as práticas de letramentos críticos no ensino de Física, com o uso de conhecimentos prévios como elemento mobilizador dessas práticas, foi realizada uma aula de Física sobre Velocidade Escalar Média, que baseou-se nas hipóteses e diálogos estabelecidos pelos questionamentos da professora. Como resultados, expõe-se a potencialidade dos conhecimentos prévios como elemento mobilizador dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.  
id UFFS-2_f0e52fcc86d4f12b70840f2040d793b7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13184
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teachingEl conocimiento previo como elemento movilizador de las alfabetizaciones críticas en la enseñanza de la físicaConhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de físicaEste trabalho parte do pressuposto de que o conhecimento prévio dos estudantes, por possuir elementos construídos e adquiridos no/a partir do meio em que este vive, tem potencial para auxiliar entendimentos de conteúdos científicos e mobilizar práticas de letramentos críticos. Os letramentos críticos são práticas sociais que religam e interligam diferentes campos epistemológicos e se afirmam na intenção de despertar nos sujeitos o desejo de questionar e se impor ativamente nos contextos sociais. Com intuito de analisar as práticas de letramentos críticos no ensino de Física, com o uso de conhecimentos prévios como elemento mobilizador dessas práticas, foi realizada uma aula de Física sobre Velocidade Escalar Média, que baseou-se nas hipóteses e diálogos estabelecidos pelos questionamentos da professora. Como resultados, expõe-se a potencialidade dos conhecimentos prévios como elemento mobilizador dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.  Este trabajo se basa en el supuesto de que el conocimiento previo de los estudiantes, al tener elementos construidos y adquiridos en/desde el entorno en el que viven, tiene el potencial de ayudar a comprender el contenido científico y movilizar prácticas de alfabetización crítica. Las alfabetizaciones críticas son prácticas sociales que reconectan e interconectan diferentes campos epistemológicos y se afirman con la intención de despertar en los sujetos el deseo de cuestionar e imponerse activamente en los contextos sociales. Con el objetivo de analizar las prácticas de alfabetizaciones críticas en la enseñanza de la Física, utilizando los conocimientos previos como elemento movilizador de estas prácticas, se realizó una clase de Física sobre Velocidad Media de Escalamiento, la cual se basó en las hipótesis y diálogos establecidos por las preguntas del docente. . Como resultado, se expone el potencial de los saberes previos como elemento movilizador de las alfabetizaciones críticas, así como la comprensión de que la formación docente del profesor de Física puede valerse del reconocimiento del campo de las alfabetizaciones críticas para resignificar las prácticas pedagógicasThis work is based on the assumption that the students' prior knowledge, for having elements built and acquired in / from the environment in which they live, has the potential to help understand scientific content and mobilize critical literacy practices. Critical literacies are social practices that rewire and interconnect different epistemological fields and assert themselves in the intention of awakening in the subjects the desire to question and to impose themselves actively in social contexts. In order to analyze the practices of critical literacies in the teaching of Physics, with the use of prior knowledge as a mobilizing element of these practices, a Physics class on Average Climb Speed was held, which was based on the hypotheses and dialogues established by the teacher's questions. As a result, the potential of prior knowledge is exposed as a mobilizing element of critical literacies, as well as the understanding that the teaching formation of the Physics teacher can take advantage of the recognition of the field of critical literacies to resignify pedagogical practices.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1318410.36661/2595-4520.2023v6n1.13184Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 158-1752595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13184/8793Copyright (c) 2023 Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Álex de CarvalhoSouza, Ester Maria de Figueiredo2023-05-09T13:24:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13184Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-05-09T13:24:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
El conocimiento previo como elemento movilizador de las alfabetizaciones críticas en la enseñanza de la física
Conhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de física
title Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
spellingShingle Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
Ferreira, Álex de Carvalho
title_short Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
title_full Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
title_fullStr Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
title_full_unstemmed Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
title_sort Prior knowledge as a mobilizing element of critical literacies in physics teaching
author Ferreira, Álex de Carvalho
author_facet Ferreira, Álex de Carvalho
Souza, Ester Maria de Figueiredo
author_role author
author2 Souza, Ester Maria de Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Álex de Carvalho
Souza, Ester Maria de Figueiredo
description Este trabalho parte do pressuposto de que o conhecimento prévio dos estudantes, por possuir elementos construídos e adquiridos no/a partir do meio em que este vive, tem potencial para auxiliar entendimentos de conteúdos científicos e mobilizar práticas de letramentos críticos. Os letramentos críticos são práticas sociais que religam e interligam diferentes campos epistemológicos e se afirmam na intenção de despertar nos sujeitos o desejo de questionar e se impor ativamente nos contextos sociais. Com intuito de analisar as práticas de letramentos críticos no ensino de Física, com o uso de conhecimentos prévios como elemento mobilizador dessas práticas, foi realizada uma aula de Física sobre Velocidade Escalar Média, que baseou-se nas hipóteses e diálogos estabelecidos pelos questionamentos da professora. Como resultados, expõe-se a potencialidade dos conhecimentos prévios como elemento mobilizador dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13184
10.36661/2595-4520.2023v6n1.13184
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13184
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13184/8793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 158-175
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614198194176