Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patricia Ferreira Concato
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Blanco, Marília Bazan, Coelho Neto, Joao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818
Resumo: As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica.    
id UFFS-2_f12703c7bae175cb65096ee15316242c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10818
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da MatemáticaAs Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica.    Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1081810.36661/2595-4520.2019v2i2.10818Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 132-1492595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818/7205Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patricia Ferreira ConcatoBlanco, Marília BazanCoelho Neto, Joao2021-07-13T05:26:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10818Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
title Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
spellingShingle Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
Souza, Patricia Ferreira Concato
title_short Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
title_full Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
title_fullStr Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
title_sort Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
author Souza, Patricia Ferreira Concato
author_facet Souza, Patricia Ferreira Concato
Blanco, Marília Bazan
Coelho Neto, Joao
author_role author
author2 Blanco, Marília Bazan
Coelho Neto, Joao
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patricia Ferreira Concato
Blanco, Marília Bazan
Coelho Neto, Joao
description As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica.    
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818/7205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Neto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Neto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 132-149
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611981504512