Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica. |
id |
UFFS-2_f12703c7bae175cb65096ee15316242c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10818 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da MatemáticaAs Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica. Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1081810.36661/2595-4520.2019v2i2.10818Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 132-1492595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818/7205Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Patricia Ferreira ConcatoBlanco, Marília BazanCoelho Neto, Joao2021-07-13T05:26:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10818Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
title |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
spellingShingle |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática Souza, Patricia Ferreira Concato |
title_short |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
title_full |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
title_fullStr |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
title_sort |
Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática |
author |
Souza, Patricia Ferreira Concato |
author_facet |
Souza, Patricia Ferreira Concato Blanco, Marília Bazan Coelho Neto, Joao |
author_role |
author |
author2 |
Blanco, Marília Bazan Coelho Neto, Joao |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patricia Ferreira Concato Blanco, Marília Bazan Coelho Neto, Joao |
description |
As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818/7205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Neto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Patricia Ferreira Concato Souza, Marília Bazan Blanco, Joao Coelho Neto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 132-149 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611981504512 |