Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245 |
Resumo: | O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade. |
id |
UEMG-2_ed782be1aac8c4ed9c7b4f0e661428f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4245 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitaisPsicologia Histórico-CulturalCogniçãoAfetoAprendizagem e desenvolvimento humanoMetodologias inovadoras.O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/424510.24934/eef.v23i40.4245Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245/2843Copyright (c) 2020 Juliana Corrêa Schwarz, Ivan Carlos Cicarello Junior, Denise de Camargo, Paula Maria Ferreira de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwarz, Juliana CorrêaCicarello Junior, Ivan Carlosde Camargo, Denisede Faria, Paula Maria Ferreira2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4245Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
title |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
spellingShingle |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais Schwarz, Juliana Corrêa Psicologia Histórico-Cultural Cognição Afeto Aprendizagem e desenvolvimento humano Metodologias inovadoras. |
title_short |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
title_full |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
title_fullStr |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
title_full_unstemmed |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
title_sort |
Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais |
author |
Schwarz, Juliana Corrêa |
author_facet |
Schwarz, Juliana Corrêa Cicarello Junior, Ivan Carlos de Camargo, Denise de Faria, Paula Maria Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Cicarello Junior, Ivan Carlos de Camargo, Denise de Faria, Paula Maria Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwarz, Juliana Corrêa Cicarello Junior, Ivan Carlos de Camargo, Denise de Faria, Paula Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Cognição Afeto Aprendizagem e desenvolvimento humano Metodologias inovadoras. |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Cognição Afeto Aprendizagem e desenvolvimento humano Metodologias inovadoras. |
description |
O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245 10.24934/eef.v23i40.4245 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i40.4245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245/2843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i40 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469819863040 |