Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarz, Juliana Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cicarello Junior, Ivan Carlos, de Camargo, Denise, de Faria, Paula Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245
Resumo: O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade.
id UEMG-2_ed782be1aac8c4ed9c7b4f0e661428f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4245
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitaisPsicologia Histórico-CulturalCogniçãoAfetoAprendizagem e desenvolvimento humanoMetodologias inovadoras.O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/424510.24934/eef.v23i40.4245Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245/2843Copyright (c) 2020 Juliana Corrêa Schwarz, Ivan Carlos Cicarello Junior, Denise de Camargo, Paula Maria Ferreira de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwarz, Juliana CorrêaCicarello Junior, Ivan Carlosde Camargo, Denisede Faria, Paula Maria Ferreira2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4245Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
title Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
spellingShingle Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
Schwarz, Juliana Corrêa
Psicologia Histórico-Cultural
Cognição
Afeto
Aprendizagem e desenvolvimento humano
Metodologias inovadoras.
title_short Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
title_full Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
title_fullStr Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
title_full_unstemmed Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
title_sort Ensino superior: cognição e o afeto do aluno em tempos digitais
author Schwarz, Juliana Corrêa
author_facet Schwarz, Juliana Corrêa
Cicarello Junior, Ivan Carlos
de Camargo, Denise
de Faria, Paula Maria Ferreira
author_role author
author2 Cicarello Junior, Ivan Carlos
de Camargo, Denise
de Faria, Paula Maria Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwarz, Juliana Corrêa
Cicarello Junior, Ivan Carlos
de Camargo, Denise
de Faria, Paula Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Cognição
Afeto
Aprendizagem e desenvolvimento humano
Metodologias inovadoras.
topic Psicologia Histórico-Cultural
Cognição
Afeto
Aprendizagem e desenvolvimento humano
Metodologias inovadoras.
description O presente ensaio buscou levantar informações sobre o perfil de jovens brasileiros quanto ao uso de internet, celulares e outras tecnologias, comparando-as com formas de aprendizagem dos estudantes nas universidades. O objetivo do texto consiste em apresentar uma reflexão sobre como as tecnologias e metodologias atuais de aprendizagem têm sido utilizadas para despertar a motivação e o interesse dos universitários no seu processo educacional. Entendemos que novas tecnologias educacionais têm oportunizado o desenvolvimento de práticas inovadoras no campo da educação, e que têm potencial para superar qualitativamente estratégias tradicionais como a aula expositiva. Trata-se de um estudo teórico fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, que nos permitiu inferir que as formas de ensinar baseadas em metodologias inovadoras, somadas ao uso das novas tecnologias, podem tornar as aulas mais atrativas e motivadoras para os estudantes ao propiciar condições materiais e imateriais para uma aprendizagem significativa, que considera afeto e cognição como unidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245
10.24934/eef.v23i40.4245
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i40.4245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4245/2843
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 8-26
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i40
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469819863040