Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Fernanda Teresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coppi, Eliseu Paulo, Prsybyciem, Moises Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis.
id UFFS-2_f807605e0f5b39742c4ed2c8af92dbe7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10749
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campoEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1074910.36661/2595-4520.2019v2i1.10749Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 104 - 1152595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749/7145Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoro, Fernanda TeresaCoppi, Eliseu PauloPrsybyciem, Moises Marques2021-07-13T05:27:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10749Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
title Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
spellingShingle Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
Moro, Fernanda Teresa
title_short Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
title_full Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
title_fullStr Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
title_full_unstemmed Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
title_sort Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
author Moro, Fernanda Teresa
author_facet Moro, Fernanda Teresa
Coppi, Eliseu Paulo
Prsybyciem, Moises Marques
author_role author
author2 Coppi, Eliseu Paulo
Prsybyciem, Moises Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Fernanda Teresa
Coppi, Eliseu Paulo
Prsybyciem, Moises Marques
description Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749/7145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 104 - 115
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611968921600