Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis. |
id |
UFFS-2_f807605e0f5b39742c4ed2c8af92dbe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10749 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campoEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1074910.36661/2595-4520.2019v2i1.10749Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 104 - 1152595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749/7145Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoro, Fernanda TeresaCoppi, Eliseu PauloPrsybyciem, Moises Marques2021-07-13T05:27:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10749Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
title |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
spellingShingle |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo Moro, Fernanda Teresa |
title_short |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
title_full |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
title_fullStr |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
title_full_unstemmed |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
title_sort |
Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo |
author |
Moro, Fernanda Teresa |
author_facet |
Moro, Fernanda Teresa Coppi, Eliseu Paulo Prsybyciem, Moises Marques |
author_role |
author |
author2 |
Coppi, Eliseu Paulo Prsybyciem, Moises Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Fernanda Teresa Coppi, Eliseu Paulo Prsybyciem, Moises Marques |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749/7145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fernanda Teresa Moro, Eliseu Paulo Coppi, Moises Marques Prsybyciem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 104 - 115 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611968921600 |