Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiana Maria dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Romeu, Mairton Cavalcante, Barroso, Maria Cleide da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades da utilização de simulações computacionais, descrevendo características apontadas a partir da análise de produções científicas que despertem o interesse do aluno e facilite o processo de aprendizagem no ensino de Física. Para tanto, foi utilizada uma metodologia fundamentada em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com abordagem qualitativa descritiva, a partir da leitura e consultas em artigos, dissertações e trabalhos publicados em anais de congressos. A coleta de dados foi realizada através do Portal Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O período de busca foi de 2015 a 2021. Para filtrar as pesquisas, foram utilizadas palavras-chave como: “Simulações computacionais - Ensino de Física” (145); “ Simulações computacionais “PhET - Ensino de Física” (05) e “Tinkercad - Ensino de Física” (47). Foi possível identificar 197 trabalhos iniciais, somente 19 representaram uma amostra significativa, porém apenas 10 publicações objetivaram mapear as intenções pedagógicas da pesquisa com trabalhos publicados dos últimos cinco anos. Conclui-se que as simulações virtuais podem ser uma alternativa para respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, permitindo que estes consigam um feedback rápido e que possam avançar no processo de aprendizagem de acordo com o desenvolvimento das suas competências e habilidades.
id UFFS-2_f8112a987ec1138defe13b9f812d23d5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12664
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades da utilização de simulações computacionais, descrevendo características apontadas a partir da análise de produções científicas que despertem o interesse do aluno e facilite o processo de aprendizagem no ensino de Física. Para tanto, foi utilizada uma metodologia fundamentada em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com abordagem qualitativa descritiva, a partir da leitura e consultas em artigos, dissertações e trabalhos publicados em anais de congressos. A coleta de dados foi realizada através do Portal Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O período de busca foi de 2015 a 2021. Para filtrar as pesquisas, foram utilizadas palavras-chave como: “Simulações computacionais - Ensino de Física” (145); “ Simulações computacionais “PhET - Ensino de Física” (05) e “Tinkercad - Ensino de Física” (47). Foi possível identificar 197 trabalhos iniciais, somente 19 representaram uma amostra significativa, porém apenas 10 publicações objetivaram mapear as intenções pedagógicas da pesquisa com trabalhos publicados dos últimos cinco anos. Conclui-se que as simulações virtuais podem ser uma alternativa para respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, permitindo que estes consigam um feedback rápido e que possam avançar no processo de aprendizagem de acordo com o desenvolvimento das suas competências e habilidades.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1266410.36661/2595-4520.2022v5n3.12664Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 243-2632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664/8544Copyright (c) 2022 Cristiana Maria dos Santos Silva, Mairton Cavalcante Romeu, Maria Cleide da Silva Barrosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cristiana Maria dos SantosRomeu, Mairton CavalcanteBarroso, Maria Cleide da Silva2022-08-19T20:52:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12664Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
title Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
spellingShingle Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
Silva, Cristiana Maria dos Santos
title_short Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
title_full Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
title_fullStr Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
title_full_unstemmed Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
title_sort Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)
author Silva, Cristiana Maria dos Santos
author_facet Silva, Cristiana Maria dos Santos
Romeu, Mairton Cavalcante
Barroso, Maria Cleide da Silva
author_role author
author2 Romeu, Mairton Cavalcante
Barroso, Maria Cleide da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiana Maria dos Santos
Romeu, Mairton Cavalcante
Barroso, Maria Cleide da Silva
description Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades da utilização de simulações computacionais, descrevendo características apontadas a partir da análise de produções científicas que despertem o interesse do aluno e facilite o processo de aprendizagem no ensino de Física. Para tanto, foi utilizada uma metodologia fundamentada em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com abordagem qualitativa descritiva, a partir da leitura e consultas em artigos, dissertações e trabalhos publicados em anais de congressos. A coleta de dados foi realizada através do Portal Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O período de busca foi de 2015 a 2021. Para filtrar as pesquisas, foram utilizadas palavras-chave como: “Simulações computacionais - Ensino de Física” (145); “ Simulações computacionais “PhET - Ensino de Física” (05) e “Tinkercad - Ensino de Física” (47). Foi possível identificar 197 trabalhos iniciais, somente 19 representaram uma amostra significativa, porém apenas 10 publicações objetivaram mapear as intenções pedagógicas da pesquisa com trabalhos publicados dos últimos cinco anos. Conclui-se que as simulações virtuais podem ser uma alternativa para respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, permitindo que estes consigam um feedback rápido e que possam avançar no processo de aprendizagem de acordo com o desenvolvimento das suas competências e habilidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12664
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12664/8544
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 243-263
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613656080384