A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Pereira, Simone
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos de Souza, Katiuscia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162
Resumo: O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.
id URI-5_8f7cc56e1ffbf57895dd1bb8deb5f397
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1162
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)Questões SociocientíficasVacinaCriticidadeO Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116210.31512/encitec.v13i3.1162Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 198-2142237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162/668Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Pereira, Simonedos Santos de Souza, Katiuscia2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1162Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
title A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
spellingShingle A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
Moreira Pereira, Simone
Questões Sociocientíficas
Vacina
Criticidade
title_short A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
title_full A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
title_fullStr A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
title_full_unstemmed A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
title_sort A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
author Moreira Pereira, Simone
author_facet Moreira Pereira, Simone
dos Santos de Souza, Katiuscia
author_role author
author2 dos Santos de Souza, Katiuscia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Pereira, Simone
dos Santos de Souza, Katiuscia
dc.subject.por.fl_str_mv Questões Sociocientíficas
Vacina
Criticidade
topic Questões Sociocientíficas
Vacina
Criticidade
description O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162
10.31512/encitec.v13i3.1162
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.1162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162/668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 198-214
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333229359104