A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162 |
Resumo: | O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida. |
id |
URI-5_8f7cc56e1ffbf57895dd1bb8deb5f397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1162 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)Questões SociocientíficasVacinaCriticidadeO Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/116210.31512/encitec.v13i3.1162Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 198-2142237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162/668Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Pereira, Simonedos Santos de Souza, Katiuscia2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1162Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
title |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
spellingShingle |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) Moreira Pereira, Simone Questões Sociocientíficas Vacina Criticidade |
title_short |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
title_full |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
title_fullStr |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
title_sort |
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) |
author |
Moreira Pereira, Simone |
author_facet |
Moreira Pereira, Simone dos Santos de Souza, Katiuscia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos de Souza, Katiuscia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Pereira, Simone dos Santos de Souza, Katiuscia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões Sociocientíficas Vacina Criticidade |
topic |
Questões Sociocientíficas Vacina Criticidade |
description |
O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162 10.31512/encitec.v13i3.1162 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.1162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162/668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 198-214 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333229359104 |