Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175 |
Resumo: | Devido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso. |
id |
UFFS-2_fb8397214c0ac2ec35ce13331f891eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12175 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de químicaDevido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1217510.36661/2595-4520.2021v4i6.12175Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 479-494Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 479-4942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175/8221Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Amanda Alves2024-08-01T12:01:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12175Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
title |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
spellingShingle |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química Barbosa, Amanda Alves Barbosa, Amanda Alves |
title_short |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
title_full |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
title_fullStr |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
title_full_unstemmed |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
title_sort |
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química |
author |
Barbosa, Amanda Alves |
author_facet |
Barbosa, Amanda Alves Barbosa, Amanda Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Amanda Alves |
description |
Devido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175/8221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 479-494 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 479-494 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209894412288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175 |