Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Amanda Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175
Resumo: Devido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso.
id UFFS-2_fb8397214c0ac2ec35ce13331f891eb5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12175
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
spelling Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de químicaDevido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1217510.36661/2595-4520.2021v4i6.12175Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 479-494Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 479-4942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175/8221Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Amanda Alves2024-08-01T12:01:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12175Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
title Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
spellingShingle Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
Barbosa, Amanda Alves
Barbosa, Amanda Alves
title_short Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
title_full Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
title_fullStr Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
title_full_unstemmed Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
title_sort Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química
author Barbosa, Amanda Alves
author_facet Barbosa, Amanda Alves
Barbosa, Amanda Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Amanda Alves
description Devido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175/8221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Alves Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 479-494
Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 479-494
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1822183209894412288
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175