O perfil feminino no integralismo no Brasil pela revista Anauê!: o pertencimento à família integralista (1935-1937)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcos Rogério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1524
Resumo: O presente estudo analisa a constituição da figura social que se propunha para a mulher de acordo com o conceito familiar proposto pelo Integralismo. Identifica-se esse ideal pelo conteúdo de informação disponibilizado na revista Anauê!, a qual é considerada um dos principais veículos de divulgação dos valores do Partido Integralista e cujos conceitos eram modernos para a imprensa no final do século XX. O trabalho revela as estratégias e grau de eficiência da revista para convencer populares à sua causa, como também realiza considerações acerca do público para o qual se destinava. Esta pesquisa procura, também, formas de evidenciar o perfil de feminismo que a organização integralista pretendia estabelecer na sociedade, expondo as discussões a respeito de valores entre mulheres de dentro e fora do Partido. Uma Integralista deveria estar de acordo com os mais variados preceitos dentro da esfera de cidadã nacionalista, de mulher inovadora. Sendo em sua ideologia e organização política a Ação Integralista Brasileira ou AIB pertencia aos partidos fascistas que vinham se fortalecendo desde o final da Primeira Guerra Mundial. Como resultado prévio, este trabalho encontrou um romancismo literário nas divisões temáticas da revista destacado por meio das inovações publicitárias, além de claras evidências do perfil “Deus, Pátria e Família”, manifestado em todo espectro de simbologia e rituais possíveis: para a AIB “um novo homem” necessitava de “uma nova mulher” que estaria sendo construída para sociedade brasileira através das forças da AIB; uma característica marcante dos movimentos oriundos do modernismo. O trabalho percorre pela análise por meio da história cultural entre suas práticas e representações, bem como os conceitos de Chartier (1990) e Foucault (1971), autores que, cumulativamente, abordam os temas de “representações coletivas” da própria organização social e “apropriação”, bem como de processos de discursos de exclusão e caracterização aos modelos já dados e fundamentados na sociedade.
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Uma Integralista deveria estar de acordo com os mais variados preceitos dentro da esfera de cidadã nacionalista, de mulher inovadora. Sendo em sua ideologia e organização política a Ação Integralista Brasileira ou AIB pertencia aos partidos fascistas que vinham se fortalecendo desde o final da Primeira Guerra Mundial. Como resultado prévio, este trabalho encontrou um romancismo literário nas divisões temáticas da revista destacado por meio das inovações publicitárias, além de claras evidências do perfil “Deus, Pátria e Família”, manifestado em todo espectro de simbologia e rituais possíveis: para a AIB “um novo homem” necessitava de “uma nova mulher” que estaria sendo construída para sociedade brasileira através das forças da AIB; uma característica marcante dos movimentos oriundos do modernismo. O trabalho percorre pela análise por meio da história cultural entre suas práticas e representações, bem como os conceitos de Chartier (1990) e Foucault (1971), autores que, cumulativamente, abordam os temas de “representações coletivas” da própria organização social e “apropriação”, bem como de processos de discursos de exclusão e caracterização aos modelos já dados e fundamentados na sociedade.This study analyzes the constitution of social figure proposed to women according to familiar concept proposed by Integralism. This ideal is identified by information content offered at Anauê! Magazine, which is considered one of main broadcast of Integralist Party values and that such concepts were modern to press at the end of 20th century. This work reveals strategies and efficiency levels of the megazine regarding to convince people to its cause, such as developing considerations regarding the ones it was destined. This research also aims ways to evidence feminist profile that integralist organization intended to establish over society, exposing the issues regarding values among women from inside and outside the Party. An integralist woman should be in accordance to different precepts within nationalist citizenship sphere, as an inovator woman. Being in its ideology and political organization the Brazilian Integralist Action, or BIA, was part of fascists parties which were getting stronger since the end of First World War. As a previous result, this work has found a literary romanticism at theme divisions of the magazine, highlighted by advertising inovations, clear evidences of "God, Nation and Family" profile, manifested in all symbologic spectrum and possible rituals: for BIA "a new man" required "a new woman" which would be built by brazilian society through BIA forces; A relevant characteristic of movements from modernism. This work traces analysis by cultural history among its practices and representations, such as concepts of Chartier (1990) and Foucault (1971), autors that cumultively, approach themes of "collective representations" of social organization and "appropriation", such as excusion discurse processes and characterization to given and fundamented models on society.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-03T17:57:40Z No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2453411 bytes, checksum: d0070374fed872526f212f5640addc1d (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:39:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINTO.pdf: 2453411 bytes, checksum: d0070374fed872526f212f5640addc1d (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-11T18:39:08Z (GMT). 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