Mídia, educação e responsabilidade social: um estudo discursivo da bandeira "A educação precisa de respostas", do grupo Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagoto, Lia Gabriela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/724
Resumo: Na última década, junto com os chamados assuntos sociais, como saúde, direitos humanos, direitos da criança, a educação tem surgido com mais força nos discursos de responsabilidade social de grandes empresas e conglomerados midiáticos. A ênfase em ações de responsabilidade social por um grupo específico de mídia, o Grupo RBS – sobre o qual debruça-se este trabalho – parecer ser uma ferramenta eficaz na tentativa de construir lugares legítimos de fala e gerando efeitos positivos sobre o fortalecimento de uma imagem discursiva empresarial. No diapasão da convergência entre os estudos da análise do discurso, da comunicação, da educação e da administração, este trabalho empreende um estudo de análise exploratória sobre a discursividade colocada em circulação e os efeitos de sentidos desencadeados quando uma empresa privada do campo da mídia assume uma posição em defesa de uma bandeira institucional pela educação. Nesse sentido, como objetivo geral, o trabalho problematiza os sentidos mobilizados pelo discurso produzido pela RBS que, ancorada em uma legitimidade histórica e midiaticamente constituída, enuncia um compromisso com a educação e o materializa por meio de “bandeiras institucionais”, especificamente, a bandeira “A Educação Precisa de Respostas”. Para tal, constituímos como corpus discursivo deste trabalho: o comercial televisivo veiculado pela RBS em agosto de 2012 como mote para o lançamento da fase 1 da bandeira a “Educação precisa de Respostas” e o caderno especial lançado ao final da primeira fase da bandeira, publicado em dezembro de 2012. Ancorados principalmente nos estudos empreendidos por Michel Foucault, buscamos compreender como as práticas discursivo-midiáticas colocam em circulação certos discursos, que recebem valores e se cristalizam como verdades pacíficas no conjunto social. Interrogar como essas práticas se coadunam para transformar a mídia em uma poderosa ferramenta de interpelação dos sujeitos é necessário para também se compreender a luta midiática pela dominação do discurso. Nesse desafio de análise, podemos inferir que o discurso institucional veiculado pela RBS, ao explorar problemáticas sociais, procura envolver a comunidade em um regime enunciativo no qual a estratégia é o fortalecimento discursivo da imagem do sujeito enunciante. Como resultados, analisamos como os traços assertivos do discurso, tanto no comercial, quando no regime enunciativo do caderno impresso, trabalham para reforçar a imagem positiva do Grupo e apontam para o lugar discursivo galgado pelo enunciador: de empresa socialmente responsável, preocupada com a questão educacional. Esses traços, ao mesmo tempo que legitimam a iniciativa do sujeito enunciador, colocam o Estado como um agente de incompetência no campo educacional, dado os sentidos mobilizados através dos enunciados recortados para constituir o corpus deste trabalho.
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No diapasão da convergência entre os estudos da análise do discurso, da comunicação, da educação e da administração, este trabalho empreende um estudo de análise exploratória sobre a discursividade colocada em circulação e os efeitos de sentidos desencadeados quando uma empresa privada do campo da mídia assume uma posição em defesa de uma bandeira institucional pela educação. Nesse sentido, como objetivo geral, o trabalho problematiza os sentidos mobilizados pelo discurso produzido pela RBS que, ancorada em uma legitimidade histórica e midiaticamente constituída, enuncia um compromisso com a educação e o materializa por meio de “bandeiras institucionais”, especificamente, a bandeira “A Educação Precisa de Respostas”. Para tal, constituímos como corpus discursivo deste trabalho: o comercial televisivo veiculado pela RBS em agosto de 2012 como mote para o lançamento da fase 1 da bandeira a “Educação precisa de Respostas” e o caderno especial lançado ao final da primeira fase da bandeira, publicado em dezembro de 2012. Ancorados principalmente nos estudos empreendidos por Michel Foucault, buscamos compreender como as práticas discursivo-midiáticas colocam em circulação certos discursos, que recebem valores e se cristalizam como verdades pacíficas no conjunto social. Interrogar como essas práticas se coadunam para transformar a mídia em uma poderosa ferramenta de interpelação dos sujeitos é necessário para também se compreender a luta midiática pela dominação do discurso. Nesse desafio de análise, podemos inferir que o discurso institucional veiculado pela RBS, ao explorar problemáticas sociais, procura envolver a comunidade em um regime enunciativo no qual a estratégia é o fortalecimento discursivo da imagem do sujeito enunciante. Como resultados, analisamos como os traços assertivos do discurso, tanto no comercial, quando no regime enunciativo do caderno impresso, trabalham para reforçar a imagem positiva do Grupo e apontam para o lugar discursivo galgado pelo enunciador: de empresa socialmente responsável, preocupada com a questão educacional. Esses traços, ao mesmo tempo que legitimam a iniciativa do sujeito enunciador, colocam o Estado como um agente de incompetência no campo educacional, dado os sentidos mobilizados através dos enunciados recortados para constituir o corpus deste trabalho.Dans la dernière décennie, ainsi que les problèmes sociaux comme la santé, les droits de l'homme, les droits des enfants, l'éducation est apparue plus fortement dans les discours de la responsabilité sociale des grandes entreprises et des conglomérats médiatiques. L'accent mis sur la responsabilité sociale pour un groupe spécifique des médias, Group RBS – sur lequel ce travail se concentre – semble être un outil efficace pour essayer de construire des lieux légitimes de la parole et de générer des effets positifs sur le renforcement d'une image discursive de la enterprise. Dans le diapason de la convergence entre les études d'analyse du discours, la communication, l'éducation et l'administration, le présent recherche engage une étude d'analyse exploratoire sur le discours mis en circulation et les effets de sens déclenchée quand une entreprise privée dans le domaine des médias prend une position dans la défense d'un drapeau institutionnel pour l'éducation. En ce sens, l'objectif général du travail cest examiner les significations mobilisées par le discours prononcé par RBS qui, ancrés dans une «légitimité» historiquement et midiaticamente constituait, déclare un engagement à l'éducation et matérialise cet engagement par des «drapeaux institutionnels», en particulier, le drapeau institutionnelle "L´éducation a besoin des réponses". Pour cela, nous avons incorporé comme corpus discursif de ce travail: la publicité télévisée diffusée par RBS en Août 2012 comme une devise pour le lancement de la phase 1 de le drapeau "L'éducation a besoin des réponses» e la section spéciale lancée à la fin de la première phase du même drapeau et publié en Décembre 2012. Ancré principalement dans les études de Michel Foucault, nous cherchons à comprendre comment les pratiques discursives des médias mis en circulation certains discours, recevoir des valeurs et de cristalliser comme des vérités pacifiques au sein de la société. Questionner comment ces pratiques sont liées à transformer les médias en un puissant outil d'interpellation des sujets est nécessaire pour comprendre, également, la lutte des médias pour la domination du discours. Dans ce défi, nous pouvons en déduire que le discours institutionnel véhiculé par RBS, pour explorer les questions sociales, cherche à impliquer la communauté dans un régime énonciatif dans lequel la stratégie est le renforcement de la discursive image du sujet énonciateur. En conséquence, nous analysons comment les traits affirmés de discours travail pour améliorer l'image positive du groupe et le point à l'endroit discursive grimpé en énonçant: une entreprise socialement responsable, préoccupé par la question de l'éducation. Ces traits, à la fois que légitimant le sujet qui parle, met l'État comme un agent de l'incompétence dans le domaine de l'éducation.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-13T16:35:57Z No. of bitstreams: 1 PAGOTO.pdf: 3243131 bytes, checksum: d4c268d88a02594b35150e8aff020518 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-13T16:38:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAGOTO.pdf: 3243131 bytes, checksum: d4c268d88a02594b35150e8aff020518 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-13T16:38:38Z (GMT). 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